O Congresso Nacional de Gestão Eclesial, CONAGE, em sua 12ª edição, realizado de 19 a 23 de setembro de 2016 em Aparecida/SP, contou com a participação de mais de 300 participantes. Dentre eles, o Pe. Luis Carlos de Cerqueira, pároco na Paróquia Senhor do Bonfim, Arquidiocese de Feira de Santana/BA, que nos ofereceu algumas reflexões que ajudam o leitor(a) a observar sobre a importância de participar deste evento, único no segmento.

A equipe da revista Paróquias, recebeu do reverendíssimo padre um testemunho a respeito do que foi abordado no congresso. Confira os principais momentos destacados pelo Pe. Luis Carlos:

Segundo Pe. Cerqueira, “o objetivo principal do encontro foi traçar uma reflexão acerca da necessidade de organizar estratégias, métodos e conceitos que possam ser aplicados à gestão administrativa paroquial e religiosa. Sabe-se que a sociedade contemporânea tem passado por uma série de transformações, principalmente tecnológicas. Sendo assim, a Igreja deve acompanhar essa forma de inovação, atentando para a transparência, diálogo, ética e respeito”.

Para o sacerdote, o palestrante André Luiz Moreira mostrou com seu tema “Capacitação e definições de um gestor paroquial eficiente segundo Tom Peters”, que o pároco é também um empreendedor e, assim sendo, é convidado a gerir de forma coerente, respeitando a individualidade das pessoas e inovando sempre. A necessidade de cada indivíduo desenvolver e projetar sua marca pessoal foi explorada pela estrategista de marcas pessoais, Daniela Viek, na palestra “Plano de Marca Pessoal – Pessoal Branding potencializando o melhor de você em você”. Nessa mesma linha, Daniel Godri explicou a realidade contemporânea que enfrenta uma crise em todos os setores, em sua palestra “Motivação e superação em momento de crise”. Assim, também sugeriu algumas propostas sobre a necessidade de superar os problemas, seguindo uma oportunidade de mudanças.

Padre Joãozinho, na palestra sobre “Navegar é preciso: o uso do celular na Gestão Eclesial”, afirmou que o universo digital apresenta como característica principal a constante mudança, utilizando-se de aplicativos de internet, tendo como exemplo o que foi dito por Cristo: “Avance para as águas mais profundas”. A necessidade da união de todas as gerações tecnológicas para que a Igreja possa evangelizar de maneira coerente e includente foi citada por Dom Edson Oriolo (Bispo auxiliar da Arquidiocese de BH) na palestra intitulada “As novas tendências de Gestão Eclesial e seus desafios: características e exemplos”. Além disso, apontou algumas características sobre o Papa Francisco, por meio da Exortação Apostólica Evangeli Gaudium, enumerando 4 critérios para o desempenho dos planejamentos da ação evangelizadora: tempo superior ao espaço; unidade prevalece sobre os conflitos; a realidade é mais importante que a ideia e o todo é superior à parte.

Além dessas temáticas, a questão financeira também foi discutida durante o encontro. Dorival Venciguera, em sua apresentação sobre “Os desafios e as novas atribuições para o gestor contábil”, mostrou que os gestores devem ter uma formação continuada sobre a questão financeira, para que saibam gerir bem os recursos disponibilizados nas organizações pelas quais estejam responsáveis.

Pe. José Carlos Pereira frisou que a Igreja vem intensificando-se, nas mudanças estruturais e pastorais, durante a palestra “Paróquia em Rede: como inovar uma administração segundo o Documento 100 da CNBB”. Os párocos são convidados a traçarem um novo perfil, a partir da doação, conversão pessoal e pastoral, ser homem de Deus, seguidor de Cristo, ir ao encontro dos afastados, valorizar as pastorais, trabalhar em equipe e ser acolhedor.

Para o Pe. Luis, o CONAGE constituiu um momento de extrema reciclagem, já que se pôde contar com uma série de temáticas como o marketing pessoal, formação religiosa, gestão e administração paroquial, motivação e integração. Momentos, como esse, devem fazer parte da realidade de muitos religiosos e áreas afins.

A equipe do CONAGE agradece imensamente pela mensagem e prestígio, pelo trabalho que a Promocat vem desenvolvendo para que gestores paroquiais possam nutrir sempre mais todo o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos em administração eclesial e missão na Igreja.

Participe do 13º CONAGE – Se inscreva já pelo site www.conage.com.br, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone (12) 3311-0665.

Compartilhar
Artigo anterior2º Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha: Fé e compromisso
Próximo artigoNão é por ser uma mulher estuprada que recorrerei ao aborto, assegura vítima

Faça um comentário