Imponente templo da capital paulista, a Catedral da Sé é um ponto de paz e tranquilidade no agitado centro urbano. Com uma arquitetura peculiar e de rara beleza atrai turistas de todo o mundo e já foi espaço de grandes mobilizações sociais e religiosas.

Abiane Souza visita esse espaço de referência para a fé acompanhada do guia da Catedral, Wagner Ponciano. Eles mostram com exclusividade lugares que só podem ser conferidos pelo público em ocasiões muito especiais.

Leia também:
Catedral da Sé está entre os 10 principais pontos turísticos do Brasil
Pesquisar catedral Você sabe qual é a diferença entre basílica e catedral?

“Vamos conhecer alguns lugares que geralmente não são abertos ao grande público, porque eles só ficam abertos em alguns eventos específicos”, explica o guia.

A igreja abriga o maior órgão da América Latina, com 10.800 tubos. Embora desativado desde 1999 ele confere um grande espetáculo só pela vista que proporciona.

Já o carrilhão de sinos, localizado nas torres, é um dos maiores do país, com 61 sinos, sendo 35 acionados eletronicamente. Ele passou recentemente por uma reforma geral e está em pleno funcionamento.

Desvende ainda a cripta da Catedral; lugar onde estão os túmulos dos bispos e dos arcebispos da Arquidiocese de São Paulo, além do Cacique Tibiriçá e do Regente Feijó. Confira essas e outras curiosidades na reportagem de Abiane Souza.

Fonte: A12

Faça um comentário