De 21 a 24 de março, o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, recebeu a segunda edição do Congresso Nacional de Secretários Paroquiais (CONASPAR).

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

O objetivo principal do evento, segundo seus organizadores, é capacitar o profissional e o voluntário na assessoria de gestão eclesial.

Leve o RECIPAR – Seminário de Secretaria Paroquial para sua paróquia

O Congresso é organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha.

Da diocese de Guarapuava, trinta pessoas participam do evento. Oito destes participantes são padres. A comitiva de Guarapuava quase dobrou em relação ao ano de 2016, quando dezesseis pessoas da diocese foram enviadas à primeira edição do Congresso. Segundo informou o vigário da Catedral Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik Soares, que participa do evento, a diocese de Guarapuava foi a que mais enviou pessoas ao encontro. Isto, conforme sublinha, demonstra o comprometimento da instituição através do bispado, com apoio das paróquias que financiam a participação dos funcionários para que estes adquiram conhecimentos e os apliquem em seu dia a dia junto à comunidade onde atuam.

Palestrantes de renome nacional trabalharam no evento. O aprendizado que deixarão, conforme os participantes será de grande valia. Abordando um tema atual, mas também complexo, o padre João Carlos Almeida, conhecido como padre Joãozinho, da congregação Sagrado Coração de Jesus (SCJ), proferiu palestra sobre Maria.

Com o tema “A secretária do céu: Maria como modelo para a secretaria paroquial”, o sacerdote, que é Doutor em Teologia, além de cantor conhecido e professor, falou da importância do ano de 2017 para a figura de Maria. Padre Joãozinho citou os cem anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal e também os trezentos anos de encontro da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, local onde se situa o Santuário Nacional de Aparecida.

[Você conhece a ExpoCatólica?!]

Durante sua conferência, o padre abordou diversos aspectos nos quais Maria está inserida como modelo de mulher e de espiritualidade na atenção dispensada a quem precisa, zelando sempre pelos ensinamentos divinos.

Fonte: Diocese de Guarapuava

Faça um comentário