Com tema “A igreja na cidade” e realiza-se no dia 22 de outubro

A II jornada de liturgia, arte e arquitetura, a realizar a 22 de outubro, no auditório da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, tem como tema “A igreja na cidade”.

“A igreja na cidade contemporânea” por Vassalo Rosa, que projetou a Catedral de Bragança (urbanista); “Como a cidade vive a Igreja” por Alfredo Teixeira (antropólogo) e “Como a Igreja vive a cidade” pelo padre António Janela (pároco Igreja do Sagrado Coração de Jesus) são os temas debatidos na manhã, realça o programa.

Tradicionalmente e sociologicamente, a presença da igreja paroquial era elemento de referência “agregador dos moradores na cidade que se estruturava em paróquias e freguesias”, mas como a relação do cidadão com a cidade “evoluiu e com ela evoluíram as estruturas, a relação da Igreja com a cidade e das igrejas com a arquitetura”, lê-se na nota.

De tarde, nesta jornada, o arquiteto Luiz Cunha vai refletir sobre “Igreja aberta à cidade”, João Valério fala sobre “A Igreja no prédio: igreja do Cristo-Rei, Algés” e João Alves Cunha aborda o tema “A Igreja no centro comercial: capela de N. Sra das Amoreiras”.

A conferência de encerramento é sobre “A arquitetura de referência na cidade” pelo arquiteto Gonçalo Byrne.

Fonte: Agência Ecclesia

Faça um comentário