Localizados na região norte da Grécia e construídos em pináculos de pedra arenosa na planície da Tessália, quatro dos seis mosteiros de Metéora, da tradição cristã ortodoxa oriental grega, ainda são o lar de comunidades religiosas que começaram a habitá-los no século XIV.

A palavra “Metéora” significa algo como o “alto dos céus” – e o nome é altamente apropriado para esse complexo inacreditável de mosteiros elevados por sobre o vale do rio Pinios.

Declarados patrimônio mundial pela UNESCO em 1988, os mosteiros de Metéora foram construídos em tempos de grande instabilidade política e forte perseguição – por isso é que o acesso a eles foi planejado para ser o mais difícil possível.

Veja também:
A importância do turismo religioso pelo mundo
Aqueles que nunca ouviram falar de Deus podem ser salvos?

Aliás, só recentemente foi esculpida na rocha uma série de degraus, porque, antes, era preciso escalar as incríveis torres de rocha usando escadas de cordas ou apelando para cestas puxadas por um sistema básico de polias.

Este vídeo compartilhado pela World & Drone nos leva a contemplar a surpreendente maravilha dos mosteiros de Metéora sem precisarmos nem de cordas, nem de polias, nem de degraus.

Certamente passa longe de ser a mesma coisa de vê-los ao vivo, mas não deixa de ser um aperitivo espetacular. Boa viagem!

Fonte: Aleteia

Faça um comentário