Fatos interessantes sobre a bíblia que possivelmente você não conhecia. Este artigo foi veiculado na 16ª edição da Revista Paróquias.

Bíblia é a sagrada escritura, o conjunto de livros do Antigo e do Novo Testamento, que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos. Do grego “biblion”, que significa “livro”, “rolo”. A palavra Testamento (em hebraico “berith”) significa aliança, contrato, pacto.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Novo Testamento

No Novo Testamento, os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são chamados de sinóticos – do grego synopsis que significa “olhar de conjunto”. Marcos e Mateus têm 600 versículos em comum, enquanto Marcos e Lucas têm 350 e Mateus e Lucas, 235. Eles narram as parábolas, os milagres e os principais ensinamentos de Jesus. Temos ainda o Evangelho de João. A tradição da Igreja afirma que Lucas é o autor também dos Atos dos Apóstolos, em que é narrado o início da história da Igreja e das comunidades.

[Leia também Curiosidades católicas]

Cartas Paulinas

As Cartas de Paulo mostram como a Palavra de Deus inculturou e foi vivenciada pelas diversas comunidades evangelizadas por esse exímio missionário. As outras cartas, chamadas de católicas ou gerais, expressam a riqueza da Palavra de Deus em diversos contextos sociais.

Apocalipse

O Apocalipse é o livro mais difícil de ser lido e entendido, devido a utilização de muitos símbolos, figuras, visões e sinais. Naquela época, muitos entendiam esse modo de escrever, e há nele uma belíssima mensagem de profecia e resistência.

Conhecer a Bíblia e vivenciar o ideal de Jesus Cristo é a missão de todos os cristãos para que possamos juntos construir o Reino de Deus e a sua Justiça.

[Você conhece a ExpoCatólica?!]

Pe. Francisco Albertin é Escritor pela Editora Santuário e publicou as obras: “Explicando o Antigo Testamento” e “Explicando o Novo Testamento”.

Fonte: Revista Paróquias, ed. 40. Para ler mais matérias sobre gestão eclesial, assine já: (12) 3311-0665 ou [email protected]

Faça um comentário