No próximo dia 7 de dezembro, às 16h:30, hora local, será inaugurado o Presépio e a iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro. Será a Abadia Territorial de Montevergine a oferecer o Presépio que será montado para o Natal de 2017.

O presépio em estilo do século 18, de acordo com a tradição napolitana, será construído por uma oficina de artesãos de Nápoles e será montado sobre uma grande superfície de aproximadamente 80 metros quadrados, com uma altura máxima de sete metros, inspirado nas obras da Misericórdia e representado por 20 figuras, com uma altura variável de dois metros. Os personagens terão suas cabeças e membros em Terracota policromada, olhos de cristal e vestidos de tecido.

A acompanhar o Presépio estará a já tradicional majestosa árvore doada, este ano, pela Arquidiocese de Elk, na Polônia. Será um imponente abeto vermelho, de 28 metros de altura, com uma circunferência máxima de 10 metros na base. O corte será realizado pelo Corpo Florestal local, que estará depois presente em Roma com uma sua delegação. A árvore será transportada em um percurso rodoviário de mais de 2.000 km que atravessará o centro da Europa.

Leia também:
Zika Vírus é assunto em debate no Vaticano
Educar para a verdade do Natal: O Menino Jesus!

A ornamentação foi produzida por crianças internadas em divisões de oncologia de alguns hospitais italianos. Essas crianças, junto com seus pais, participaram de um programa de cerâmica-terapia recreativa em laboratórios hospitalares permanentes, idealizados, coordenados e administrados pela Fundação Condessa Lene Thun Onlus. As crianças produziram esferas e estrelas de argila que posteriormente foram reproduzidas em material sintético para a ornamentação.

Este ano, os pequenos artistas serão acompanhados pelos seus coetâneos das áreas atingidas pelo terremoto no centro da Itália, pertencentes à Arquidiocese de Spoleto-Norcia. Na manhã de 7 de dezembro, a delegação polonesa, a napolitana, junto com alguns pequenos artistas, serão recebidos em audiência pelo Santo Padre para a apresentação oficial dos presentes. À tarde, como de costume, na Praça São Pedro terá lugar uma breve cerimônia para a inauguração do Presépio e a iluminação da magnífica árvore de Natal com a prestigiosa ornamentação.

A árvore e o Presépio permanecerão iluminados até a noite de domingo, 7 de janeiro de 2018, dia em que se comemora o Batismo do Senhor e se conclui, na liturgia, o Tempo do Natal.

Fonte: Rádio Vaticano

Faça um comentário