Você sabe por que a Santíssima Virgem Maria veste azul?
Você sabe por que a Santíssima Virgem Maria veste azul? (Foto:Divulgação)

A cor tem vários significados espirituais que revelam os atributos da Mãe de Deus. Na arte cristã dos últimos mil anos ou mais, há uma cor quase sempre associada à Santíssima Virgem Maria: o azul.

Por quê? Qual o significado desta cor?

Para começar, a cor azul possui profundas raízes bíblicas no Antigo Testamento. De acordo com o Dr. R. Jared Staudt, a cor é especificamente mencionada como a cor do povo de Israel no livro de Números.

Para o povo de Israel, o azul traz à mente a obediência aos mandamentos de Deus, em oposição à vontade egoísta de uma pessoa.

Veja também:
Famílias precisam ser acompanhadas no caminho de prevenção do câncer, diz Papa
Marcos Mion se emociona ao falar de família no “Legendários”

Isto foi perfeitamente vivenciado pela Mãe Santíssima, que disse: “Eis que eu sou serva do Senhor; seja conforme sua palavra”(Lucas 1:38). Ela era a fiel “Filha de Sião” que cumpriu o chamado da obediência pedido por Deus aos israelitas.

Além disso, o livro de Números indicou que “os levitas devem espalhar sobre [a Arca da Aliança] um pano de azul “(4: 6). E ainda: “E sobre a mesa do pão da Presença eles devem espalhar um pano de cor azul” (4: 7) “.
Maria é tradicionalmente chamada de nova Arca da Aliança, pois mantinha dentro de si mesma a Divina Presença de Deus.

Por outro lado, para a tradição bizantina/ortodoxa, o azul do manto de Maria tem outro significado.
O azul, na iconografia, representa a transcendência, o mistério e o divino. É a cor do céu e, por isso, é vista como uma cor celestial.

O vermelho, em contraste é visto como uma cor terrestre, a cor do sangue.

Jesus é tipicamente retratado com uma veste azul e uma roupa interior vermelha, simbolizando como a divindade envolve sua humanidade.

Maria, por outro lado, é sempre vista com uma roupa exterior vermelha e uma roupa interior azul, representando como ela carregava a divindade (Jesus) dentro de sua humanidade.

Quando Maria apareceu a São Juan Diego, ela usava uma manta azul-esverdeada. De acordo com os Cavaleiros de Colombo, “o manto verde-azulado manchado de estrelas simboliza os céus. Além disso, a cor do manto indica sua realeza, já que apenas os imperadores nativos poderiam usar camadas dessa cor “.

Enfim, o azul é uma cor muito importante nas tradições artísticas do Cristianismo e tem profundos significados espirituais que trazem diferentes atributos da Mãe Santíssima.

É uma cor sagrada, que nos lembra a fidelidade de Maria e seu papel privilegiado na história da salvação.

Fonte: Nossa Senhora Cuida de Mim

Faça um comentário