Algumas pessoas me perguntam: Como saber se está valendo a pena me dedicar tanto ao meu casamento? Numa sociedade onde o divórcio tem se revelado como um método comum para resolver problemas conjugais é mesmo compreensível essa preocupação. Mas a verdade é que enquanto existe amor e disposição o relacionamento pode se transformar em motivo de grande satisfação.

Encontrei nessa matéria alguns sinais que indicam se o seu relacionamento está prosperando e tem prazo ilimitado de validade.

1. Vocês não têm dificuldade em conversar

Casais felizes conversam sobre qualquer assunto, trocam ideias e buscam estar sempre em acordo. Desenvolvem o hábito do diálogo e são compreensivos e gentis entre si.

2. Compartilham as mesmas prioridades financeiras

Questões financeiras costumam ser motivo de grandes desentendimentos. Cônjuges que prezam o relacionamento optam por planejar juntos a vida financeira da família.

3. Respeitam o espaço um do outro

Num casamento maduro não há lugar para desconfiança e o que prevalece é o respeito à individualidade de cada um. Os cônjuges desejam a satisfação um do outro e, por isso, incentivam a luta pelos sonhos e realizações pessoais. Quando o “eu” está feliz, o “nós” exulta.

4. Vocês estão sintonizados sexualmente

O sexo é um indicador importante da saúde do casamento; casais que não são compatíveis sexualmente são mais propensos à separação. Um casamento duradouro é aquele em que os cônjuges entendem as necessidades sexuais do outro e se comprazem em satisfazê-las.

5. Valorizam a comemoração de datas

Vocês comemoram suas datas importantes com grande animação e jamais deixam de aproveitar momentos que estreitam seus laços. Mesmo um convite simples, como caminhar juntos num parque, torna-se especial por demonstrar amor e atenção.

6. Têm interesses mútuos

Nos casamentos duradouros os cônjuges mantêm interesses em comum e trabalham juntos por suas realizações. Claro que as pessoas têm gostos diferentes, no entanto, uma das melhores maneiras de permanecer juntos é compartilhar algumas atividades que sejam do gosto dos dois.

7. Vocês argumentam e trocam opiniões

Diferenças de ponto de vista são comuns numa relação de tamanha intimidade, na verdade, apenas uma relação que não é livre nem igualitária seria completamente desprovida de argumentações. Inteligente é saber argumentar com respeito e aceitar, sem ofensas, quando os argumentos do outro fizerem maior sentido.

8. Quando brigam não tardam a fazer as pazes

Às vezes é difícil controlar o individualismo e o orgulho, então as brigas acontecem. Mas casais felizes entendem que quanto antes esses momentos hostis passarem, melhor para todos.

9. Vocês se divertem com outros casais

Pesquisas comprovam que quando você convive intimamente com amigos ou familiares que se divorciaram, o seu casamento tende a entrar em risco. Bom estar alerta para não se influenciar e melhor ainda é manter amizade com outros casais que se dizem felizes no casamento.

10. Vocês se divertem a dois

Casais felizes valorizam o tempo a dois e fazem questão de fazer programas juntos, nem que seja assistir um filme em casa abraçados no sofá. Sentem alegria de estarem juntos e compreendem que momentos assim são fundamentais para a união do casal.

O fato é que não é a inexistência de conflitos que faz um casamento durar para sempre, e sim a forma como cada cônjuge se determina em lidar com as dificuldades sempre objetivando favorecer a vida em comum.

Por: Familia.com

Faça um comentário