O profissional do secretariado paroquial, além de ser o grande colaborador direto do pároco, atualmente é o grande responsável pela administração de relações de trabalho e interpessoais. Quem trabalha na secretaria paroquial não pode ser encarado como apenas um atendente de marcação de missas e demais Sacramentos, um “tomador de notas” ou “digitador de textos”.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Foi sobre isso que o palestrante André Luiz Moreira do Santos falou no segundo dia do Congresso Nacional de Secretários Paroquiais – CONASPAR. O tema de sua palestra foi “Prática e organização paroquial: a secretária atualizando sua missão” e teve como objetivo indicar pistas para que o profissional saiba lidar com as demandas diárias de seu tempo e organização.

Leve o RECIPAR – Seminário de Secretaria Paroquial para sua paróquia

Entre os assuntos apresentados na palestra estavam:

[Você conhece a ExpoCatólica?!]

1 – Nível estratégico: saber identificar e desenvolver objetivos para organização paroquial, quando secretários estratégicos focalizam questões de longo prazo e enfatizam a sobrevivência da eficácia e o crescimento da organização;

2 – Nível tático: secretárias(os) táticas(os) se atém a trabalhar com relacionamento pessoal e atingir os resultados;

3- Nível operacional: são secretários gestores de nível de supervisão das operações, estão diretamente envolvidos operacionalizando, ou seja, realiza com estratégia e faz acontecer juntamente com os colaboradores (seja nas pastorais, diocese, com o pároco) para atender aos planos de ação do nível tático, entre outros.

Por Redação Catholicus
Compartilhe:

Faça um comentário