Estes sinais podem ser perigosos e muitas vezes passam despercebidos

A menstruação é algo que as mulheres aprendem a conviver desde muito novas. A frequência e naturalidade em que a menstruação ocorre pode fazer com que muitas mulheres não prestem atenção em pequenos sinais que seu corpo dá.

Toda mulher deve acompanhar o seu ciclo menstrual. O médico Frances Ginsburg diz ao site WebMD que “a mulher deve acompanhar seu ciclo menstrual porque ele fornece um grande número de sinais de que algo não vai bem.”

A menstruação pode parecer anormal de tempos em tempos, mas isso acontece com qualquer mulher e é comum. Mas, existem alguns sintomas que não são normais e que indicam que a mulher deve falar com seu médico. De acordo com o site WebMD, estes são sintomas perigosos:

1. Menstruação prolongada ou com volume maior de sangue

As mulheres menstruam apenas 2 a 3 colheres de sangue por mês. Se uma mulher menstrua mais de 5 colheres é sinal de que algo não vai bem. Sangramento anormal pode causar anemia, já que se perde ferro quando há muito sangramento.

Estas podem ser algumas causas do sangramento excessivo:

Miomas uterinos
Aborto instantâneo
Mudança de pílulas anticoncepcionais
Câncer de útero
Distúrbios de coagulação
Uso de certas drogas

2. Sangramentos fora de época

Não é normal sangrar no meio do ciclo. “As causas podem ser algo benigno, como uma irritação na área vaginal ou por esquecer de tomar as pílulas anticoncepcionais, ou pode ser algo mais sério como câncer.”

3. Alteração no ciclo menstrual

O ciclo menstrual, em média, dura 28 dias. Se você notar uma mudança muito grande, procure um profissional da saúde. É importante também a mulher que entrou na menopausa ficar de olho. Se você entrou na menopausa e parou de sangrar por 12 meses e voltou a sangrar também é indício de que você deve falar com seu médico.

Estas são algumas causas de uma alteração no ciclo menstrual:

Disfunções da tireoide
Transtorno no hipotálamo
Amamentação
Obesidade
Pílulas anticoncepcionais
Estresse
Desequilíbrios hormonais
Doença do útero

4. Dores intensas

É comum a mulher sentir desconforto e dor durante a menstruação, já que o ovário se contrai. Mas, quando a dor é muito intensa e até impossibilita a mulher de levantar da cama é sinal de que algo está errado. Por isso, não assuma que a dor vem somente da menstruação, ela pode ser causada por condições como a endometriose e fibromas. Procure um médico e agende um exame de Papanicolau para descobrir a verdadeira causa.

5. Odor forte

Odores fortes na menstruação também devem ser avaliados. Os odores podem indicar uma infecção ou doenças mais graves.

Acompanhe o seu ciclo menstrual todo mês e o padrão de sangramento de sua menstruação. Assim, você terá mais chances de detectar algo errado e contatar o seu médico para uma prevenção mais eficaz.

Fonte: Familia.com

Compartilhe:

Faça um comentário