6 imagens mais antigas e impressionantes de Jesus Cristo
6 imagens mais antigas e impressionantes de Jesus Cristo (Foto:Divulgação)

Embora a Bíblia não dê uma descrição detalhada do aspecto físico de Jesus, desde os primeiros séculos foram feitas diversas imagens de Cristo.

A imagem mais antiga de Jesus que se tem notícia é o Santo Sudário do Turim, porém somente em 1898 se pôde contempla-lo pela primeira vez em negativo no revés de uma placa fotográfica.

O manto que segundo a tradição e dezenas de provas científicas envolveu o corpo morto do Senhor Jesus. O mesmo leva a imagem detalhada de frente e costas de um homem que foi crucificado da mesma forma que Jesus de Nazaré tal como descrevem as Escrituras.

Veja também:
Por que algumas pessoas alcançam milagres e outras não?
O cristão é obrigado a pagar o dízimo em sua paróquia?

 

santosudario

 

Além do Sudário, veja aqui seis das mais antigas representações de Jesus na história da humanidade.

1. Grafite de Alexamenos (Séculos I ao III)

41
Public Domain / Wikimedia CommonsDominio Público / Wikimedia Commons

Esta é a representação de Jesus (embora, em tom de burla) mais antiga que existe? É uma pergunta que ainda paira sobre o grafite de Alexámenos.  A imagem está esculpida em gesso em uma parede em Roma que data entre os séculos I e III.

Representa um homem diante de uma pessoa com cabeça de burro que está sendo crucificado, com a inscrição: “Alexámenos adora a Deus”. Acredita-se que com este grafite caçoavam da fé de um cristão de nome Alexámenos.

O grafite foi encontrado em um muro no monte Palatino, em Roma. É considerado como a primeira representação pictórica conhecida da crucificação de Jesus.

Atualmente se conserva no Museu Antiquarium Forense e Antiquarium Palatino de Roma e para alguns se trata da blasfêmia mais antiga da história.

2. O Bom Pastor (Século III)

15
Public Domain / Wikimedia Commons Dominio Público / Wikimedia Commons

A imagem “O Bom Pastor” encontra-se nas catacumbas de São Calixto em Roma e acredita-se que foi pintada ao redor do século III.

3. A adoração dos Magos (Século III)

25
Giovanni Dall’Orto / Wikimedia Commons

Esta é uma imagem de uma peça de um sarcófago encontrado nos museus Vaticanos. Mostra a cena dos magos adorando o menino Jesus e data do século III.

4. A cura do paralítico (Século III)

33
Public Domain / Wikimedia Commons

Esta pintura está na parede do batistério de uma igreja antiga (abandonada por muito tempo) na Síria. Representa a história da cura do paralítico que se narra no capítulo 2 do Evangelho de São Marcos, e data de meados do século III.

5. Cristo entre Pedro e Paulo (Século IV)

5
Public Domain / Wikimedia Commons

Esta imagem aparece no cemitério de uma vila imperial que pertencia a Constantino e data do século IV.

6. Pantokrator (Século VI)

6
Public Domain / Wikimedia Commons

Este é o ícone mais antigo de Jesus e se encontra no Monastério de Santa Catarina no Monte Sinai.

Fonte: ACI digital / Redação Catholicus

Faça um comentário