Algumas coisas parecem inofensivas, mas não são. Veja o que pode causar transtornos na sua casa.

Os acidentes domésticos podem acontecer de um minuto para o outro. E se engana quem pensa que eles só acontecem com crianças. Estar atento ao que temos dentro de nossa casa pode fazê-la se tornar mais segura para todos os moradores, incluindo os bichinhos de estimação.

Dê uma olhada nos itens abaixo e veja se sua casa está 100% segura.

1. Plantas

As plantas têm o poder de embelezar e trazer aconchego para a casa. Mas algumas espécies podem ser perigosas para as crianças e também para animais de estimação, principalmente se ingeridas. Sim, elas podem ser mortais. Algumas delas são: Hortênsia, Amarílis, Azaleia, Arruda, Aveloz, Bico-de-papagaio, Cânfora, Comigo-ninguém-pode, Coroa de espinho, Trombeteira, Confrei, entre outras.

2. Medicação

Os medicamentos são feitos para nos ajudar. Mas, se usados de forma incorreta podem levar a morte. Não são apenas os medicamentos de tarja preta que são perigosos. Aqueles remédios para dor de cabeça, a base de acetaminofeno e ibuprofeno, tão presentes em todas as residências, também são perigosos se ingeridos em alta dosagem ou com muita frequência. Portanto, não se esqueça de guardá-los em um local seguro, fora do alcance das crianças.

3. Naftalina

A naftalina é utilizada para impedir que as traças façam a festa nas roupas. Mas os produtos químicos que estão nela chega a ser assustador. Se inalada ou ingerida a naftalina é tóxica, é classificada como um produto cancerígeno. Quem come esse produto pode ter anemia e danos no fígado. As crianças expostas a ela podem ter problemas neurológicos. Outros sintomas de exposição incluem dores de cabeça agudas, náuseas, vômitos, diarreia, convulsões e coma.

4. Secadora de roupas

Se você tem uma secadora de roupas em casa, saiba que o manual de instruções diz que é necessário limpar o filtro onde se acumulam os fiapos das roupas. E não é apenas para a sua roupa não ficar cheia de bolinhas. O acúmulo pode causar um incêndio.

5. Produtos de limpeza

Nós sabemos que produtos para a limpeza da casa não devem ser ingeridos. As empresas fabricantes têm feito embalagens mais seguradas para que as crianças não consigam abrir. Mas toda a atenção ainda é necessária. As embalagens de spray ainda causam acidentes. Outra forma de um acidente doméstico acontecer é misturar produtos. Por exemplo, misturar água sanitária com amônia produz um gás que pode ser fatal.

6. Tinta à base de chumbo

Casas construídas antes de 1978 têm grandes chances de terem sido pintadas com tinta à base de chumbo. E isso é um perigo principalmente para crianças abaixo dos seis anos e gestantes. Esse material é tóxico se for ingerido. Então manter a pintura em boas condições, sem lascar ou rachar, é uma boa maneira de prevenção de acidentes. Para saber se sua casa foi pintada com essa tinta, procure um profissional que saiba fazer a identificação.

7. Mofo

O mofo causa problemas de saúde como reações alérgicas e asma. Ele também pode produzir uma substância tóxica chamada de micotoxina que já foram ligadas a náuseas, diminuição do sistema imunológico, problemas no fígado, danos no sistema nervoso central e câncer.

Para combater o mofo, você precisa encontrar o que tem feito o local ficar úmido. Depois de resolver esse problema, limpe o mofo. Utilize luvas, óculos e uma proteção respiratória. Se for uma área muito grande, a remoção do mofo deve ser feita por uma empresa especializada.

Por: Familia.com

Faça um comentário