A depressão é um problema de saúde importante que deve ser tratado sempre sob supervisão médica. No entanto, é interessante saber que existem alguns conselhos que podem nos ajudar a preveni-la, caso os apliquemos constantemente nas primeiras fases, quando começamos a nos sentirmos tristes ou apáticos de modo contínuo.

Descubra neste artigo quais são estas dicas que ajudarão a recuperar a alegria e a esperança de modo natural.

1. Alimente o sistema nervoso para prevenir uma depressão
Mesmo que pareça surpreendente, muitos casos de depressão podem começar por um déficit de algum nutriente imprescindível para o nosso sistema nervoso. Esta carência, se prolongada por um tempo, pode causar estados importantes de tristeza, melancolia, nervosismo, esgotamento, ansiedade, irritabilidade, etc.

Para regular o sistema nervoso com a alimentação, podemos ingerir os seguintes alimentos:

  • Cereais integrais como a aveia
  • Sementes
  • Cacau puro
  • Levedo de cerveja
  • Manjericão
  • Laranja
  • Vegetais de folha verde
  • Água do mar

2. Pratique exercícios
Os exercícios são sempre recomendados. Somente devemos encontrar a atividade adequada para nós, mais potente caso nossa vida seja sedentária e precisamos ativá-la, ou mais relaxante se nossa rotina é estressante e precisamos acalmar o corpo.

O exercício é como um alimento para nosso organismo. Necessitamos obrigá-lo a fazer este esforço, mesmo que seja difícil ou que dê preguiça, para então sentir a satisfação e a felicidade de tê-lo feito.

Para isso é fundamental encontrar um esporte que gostemos e começarmos a praticá-lo, pelo menos duas ou três vezes por semana. Hoje em dia existe uma grande variedade de esportes em qualquer academia.

3. Descanse bem
Você sabia que descansar bem durante a noite é fundamental para que todo o corpo, e o sistema nervoso em particular, se equilibrem? Tanto a falta como o excesso de sono são prejudiciais para nossa saúde, já que o primeiro nos mantém esgotados e nervosos e o segundo mais preguiçosos e apáticos.

Devemos descansar entre 6 e 8 horas e o sono deve ser reparador, por isso, se for difícil dormir, teremos que descobrir quais são as causas, que podem ser várias:

  • Jantar muito tarde ou em quantidade exagerada
  • Tomar substâncias estimulantes a partir da tarde: café, coca-cola, álcool
  • Levar preocupações para cama e ficar dando voltas de modo continuado
  • Falta de exercício
  • Dormir muito tarde

4. Olhe para cima
Alguns estudos demonstraram que as pessoas com atitudes pessimistas e com tendência à depressão tendem a olhar a maior parte do tempo para baixo, para o chão, especialmente quando caminham pela rua.

Você reparou se o faz? Tem-se que combater este mau hábito que retroalimenta a depressão, prejudica a visão e, além disso, pode ser perigoso, já que estamos menos atentos ao que acontece ao nosso redor.

Observe a maneira como o panorama muda quando deixa de olhar para o chão e comece olhar para frente e para cima. Em casa você também pode realizar exercícios oculares em todas as direções.

5. Desfrute da natureza
O contato com a natureza é o remédio mais harmonioso. Nas cidades perdemos o contato com os elementos, o que altera muito nosso sistema nervoso, que precisa das cores, cheiros e sensações de uma paisagem natural, seja o mar, rio, montanha ou campo.

Se durante a semana for impossível para você, tente escapar nos finais de semana e verá como o corpo pedirá por mais.

6. Vista-se de cores alegres
Você tende a se vestir com cores cinzas, marrons ou negras? Se sim, você está refletindo seu estado de ânimo porque é o que seu organismo sente.

No entanto, uma maneira de combatê-lo consiste em escolher roupas ou complementos de cores quentes e alegres como o amarelo, a cor de laranja, rosa ou vermelho, ou mesmo a cor verde, que é harmoniosa.

Isso não terá efeitos milagrosos, mas somaremos os benefícios da cromoterapia ao nosso plano de melhora geral e conseguiremos bom humor.

7. Rodeie-se de gente positiva
Não precisamos de pessoas “tóxicas” ao nosso redor, muito menos se tivermos alguma tendência à depressão. Devemos fugir dos problemas e das preocupações que nos afetem de modo direto e buscar alternativas que nos motivem e alegrem o dia.

É uma questão de sobrevivência com a qual devemos ser rigorosos caso estejamos na primeira fase de uma depressão.

Fonte: Melhor com saúde

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