Construir a casa, a comunidade, a nossa fé em princípios sólidos é permanecer firme com a casa construída sobre a rocha

Mateus 7,21-27 nesse trecho mostra a fé atrelada ao compromisso com a palavra de Jesus. Quer dizer que ela nos indica o caminho para entrar no Reino dos Céus (v. 21), junto de Deus-Pai. Mais adiante, Jesus nos conta a parábola do homem que construiu sua casa sobre a rocha e sobre a areia (v. 22-27; cf. Lc 6,47-49). Buscamos, então, compreender o valor primordial da mensagem de Jesus, que confia na perseverança do homem que constrói sua “vida” em terreno firme e rochoso.

A parábola da construção da casa nos ensina que a comunidade deve ser construída sobre alicerces sólidos, que por sua vez, são as próprias palavras de Jesus. Ele nos chama a atenção para prática de sua palavra. Os discípulos também se admiram com a autoridade com que Jesus fala e constatam que seus ensinamentos trazem justiça e vida (v. 28-29).

Edificar a nossa “casa” sobre as palavras e ensinamentos de Jesus Cristo significa fundamentalmente, buscar sermos autênticos e verdadeiros em nossas atitudes. Desse modo, comprometer-se com o Reino de justiça exige primeiro a compreensão, para transformá-la em ação pratica. Não adianta ficar somente rezando com palavras, é preciso entender esta palavra e partir  para a ação. Cristo é a pedra angular na qual depositamos nossa confiança e procuramos seguir nos caminhos da fé.

Assim, a parábola quer revelar que é indispensável ouvir a Palavra de Deus e depois colocá-la em prática. Construir a casa, a comunidade, a nossa fé em princípios sólidos é permanecer firme com a casa construída sobre a rocha. O verdadeiro discípulo parte para a ação, promovendo justiça, realizando o bem na comunidade pelas palavras do Mestre Jesus. Ora, devemos criar, dentro de nossas capacidades, atitudes que nos levem ao compromisso com aqueles que sofrem. Afinal, a construção de uma casa necessita de materiais essenciais para torná-la bonita e acolhedora, por isso, nossa fé é esta casa construída na perseverança do amor a Jesus Cristo e aos irmãos e irmãs.

“Com firmeza, tu asseguras a paz, porque ela só confia em ti.

Tende confiança no Senhor par sempre, no Senhor, o rochedo eterno”. (Is 26,3-4)

 

Marcelo dos Santos é Diretor Editorial da Revista Paróquias & Casas Religiosas, Pós-Graduado em Comunicação Social, Bacharel e Licenciado em Filosofia e História, pela PUC-Campinas/SP, Bacharel em Teologia, pelo ITESP. Autor do livro “Sob a Luz do Evangelho”, publicado pela Editora A Partilha.

Contato: [email protected]

ASSINE A REVISTA PARÓQUIAS & CASAS RELIGIOSAS investimento para sua formação!

[email protected]

Faça um comentário