A sabedoria dos antigos no quesito finanças não incluía as facilidades e guloseimas da vida moderna que aumentam as contas.

As pessoas podem se tornar autossuficientes financeiramente economizando, evitando dívidas e vivendo dentro do orçamento. Alguns princípios de economia vão necessariamente passar pela frugalidade, ou seja, por um viver simples, modesto e dentro das condições plausíveis.

Conserte
Se há a possibilidade de consertar, mesmo que dê trabalho, a probabilidade de se gastar menos é muito maior.

Remende
Se você não gosta do “estilo festa junina”, tudo bem: customize. Um vestido bonito que manchou na parte de cima, vira uma saia rapidamente. Uma blusinha sem graça ganha glamour com apliques de pedraria. Com bom gosto e criatividade se pode ter roupa nova todo dia.

Passe sem
É possível viver com tranquilidade evitando as dívidas e sufoco financeiro. Uma das regras básicas da prosperidade é viver dentro do que se ganha e investir o que economizar. O que estiver fora deve ser evitado, ou seja, passe sem! Se você ainda não está fazendo isso comece agora. Faça uma planilha com todos os gastos fixos mensais, se estes excedem seus ganhos, reduza. Se não excedem ainda assim devem ser reduzidos, para que você tenha uma margem para investir a cada mês. Invista também o que for recebido fora do orçamento mensal como décimo terceiro, adicional de férias, venda de algo etc. Resista à tentação de gastar e invista em poupanças e ou outras aplicações financeiras para criar um patrimônio financeiro e começar a projetar o futuro da sua família.

Compartilhe:

Faça um comentário