Apesar de errado, o termo Aparecida do Norte continua sendo o mais usado para designar a cidade que é o principal destino de turismo religioso do Brasil.

Como se sabe, Aparecida está localizada no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, que fica na região Sudeste e não na Região Norte do País.

Origem do nome Aparecida do Norte

Como o Portal Catholicus já detalhou na matéria “Aparecida ou Aparecida do Norte, qual o nome correto?“, o nome da cidade nunca foi Aparecida do Norte.

O uso desse termo teve início quando o trem ainda era o principal meio de acesso à cidade e a Estação do Norte, em São Paulo, era o ponto de partida da maioria dos fiéis.

Estação do Norte, em São Paulo - Aparecida do Norte - reprodução

Inicialmente eles diziam que iam a “Aparecida, da Estação do Norte”, mas logo a referência à estação ferroviária sumiu e se passou a usar apenas Aparecida do Norte.

Desde então, a pequena capela foi substituída por uma Basílica (hoje chamada de Basílica Velha) e, mais tarde pelo atual Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, um dos maiores de todo o mundo.

Com o passar do tempo, a construção da Via Dutra facilitou o acesso à cidade. Depois de algumas décadas, o acesso passou a ser feito por ônibus e automóveis e a estrada se tornou o principal eixo de ligação de Aparecida com o resto do Brasil.

Com a queda no volume de passageiros transportados e a queda na qualidade dos serviços, a estrada de ferro caiu em desuso e hoje atende apenas o transporte de cargas.

Não é preciso dizer que o nome Aparecida do Norte “pegou” e com o tempo passou a ser usado em todo o Brasil, mesmo mais de 140 anos depois da inauguração da ligação entre São Paulo e Aparecida por estrada de ferro, em 1875.

Uma rápida busca na Internet mostra que esse nome continua a ser usado por muitas agências de viagem, operadoras de turismo, órgão de imprensa e até por autoridades, sem falar em organizadores de caravanas, romarias e peregrinações.

Seja qual seja o nome usado, o importante é que Aparecida é o principal destino de turismo religioso do Brasil e um dos mais visitados em todo o mundo.

Fonte: Viagens de Fé

Faça um comentário