Aparecida recebe a primeira edição do Seminário de Gestão Contábil e Financeira - ECONOMATUS

A primeira edição do ECONOMATUS – Seminário de Gestão Contábil e Financeira teve início nesta terça-feira, 26, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, na cidade de Aparecida – SP. O objetivo do congresso é esclarecer assuntos que fazem parte de uma administração que prioriza a gestão contábil e financeira, a organização, o conhecimento, a transparência, o aprendizado e o cuidado, focando na utilização de instrumentos e recursos que auxiliem o trabalho de profissionais e responsáveis pela gestão dos bens e patrimônio da instituição religiosa.

O credenciamento teve início às 8h00. No auditório, os congressistas foram acolhidos com as palavras do Mons. Nereudo Freire Henrique, ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e autor de livros na área de administração paroquial e gestão eclesial, foi responsável por apresentar aos participantes a visão da CNBB sobre a gestão financeira das paróquias.

As exigências do mundo moderno e civil estão cada vez mais constantes. Sendo assim, é necessário que os dirigentes e gestores eclesiais façam uma alicerçada em princípios de organização e administração, do direito e da contabilidade. A Dra. Patrícia Lange Gomes, advogada, especialista em Legislação do Terceiro Setor, organizações religiosas e meios de comunicação social, abordou sobre este assunto com o tema “Legislação canônica e administração contábil e financeira”.

Logo após, o Professor Especialista José Dimas Paulo, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil aposentado, promoveu uma formação aos congressistas sobre o “Governo Eletrônico: o impacto da Legislação contábil, tributária e e-social na gestão eclesial”.

O gestor paroquial, para superar as dificuldades financeiras deste início de século, precisa conhecer e aplicar as técnicas de finanças compostas pela contabilidade e administração financeira. Com este intuito, Francisco Antônio Maciel Novaes, professor mestre em Desenvolvimento Humano: Políticas e Formação e autor do livro: “Nova gestão financeira: planejamento, controle e práticas essenciais na administração paroquial, veiculado pela Catholicus Editora e Revista Paróquias, ministrará sua palestra sobre a “Gestão Eclesial e Função Contábil”.

As atividades do dia serão encerradas com a palestra do Prof. Ms Marcos Spalding falando a respeito da “Função contábil nas novas regras para emissão de boletos”.

O ECONOMATUS se estenderá até a próxima quinta-feira, 28 de março.

Confira mais informações pelo site: www.economatus.com.br

Por Redação Catholicus

Faça um comentário