Diante uma gama de assuntos relevantes, os participantes puderam desfrutar da palestra com Lindolfo Alexandre de Souza, diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e Mestre em Ciências da Religião, que levantará o tema Marketing e Religião.

Sempre que decidimos utilizar ferramentas de marketing a serviço da Igreja, tentando aplicar recursos, técnicas e somar ações que orientam uma administração eficiente e eficaz, é fundamental observar como as estratégias em marketing permitem auxiliar no quesito Gestão na Igreja. Através das técnicas de Marketing a paróquia ou instituição religiosa pode entender suas necessidades de ampliação e qualificação das ações na comunidade como um todo.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Para entender mais sobre o assunto Lindolfo Alexandre, que atualmente leciona Pastoral da Comunicação, Antropologia Teológica, Jornalismo Comunitário e Projeto Experimental em Jornalismo, apresentou uma palestra cheia de informação sobre endomarketing, comunicação interpessoal, qualificação e aperfeiçoamento e secretariado paroquial.

“Para um melhor atendimento e qualidade de relacionamento, o secretário deve diferenciar o publico que atende e a forma com que o trata”, conta Lindolfo.

Lindolfo afirma que o pároco é, por excelência, um gestor, mas mesmo por isso não pode anular a função do pastor. “Um bom pastor deve procurar sempre fazer uma boa gestão, por isso é importante que os funcionários da secretaria paroquial possam profissionalizar a atuação, já que são os colaboradores mais próximos dos párocos”, complementa.

Para o palestrante, o marketing pode ser usado de umas formas dentro da Igreja Católica, como segmentação de público, uso de linguagem adequada e noções de planejamento.

O CONASPAR é organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, e acontece dos dias 01 a 04 de março no Hotel Rainha do Brasil, localizado no complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP.

Redação Portal Catholicus

Faça um comentário