Catequistas Brasil: Ir. Flávia Nascimento irá refletir sobre os instrumentos que auxiliam na Iniciação à Vida Cristã

Irmã Flávia Nascimento participará do Congresso Catequistas Brasil ministrando o tema: “Instrumentos que brotaram da formação de catequistas para auxiliar no processo da Iniciação à Vida Cristã”

Conheça o Congresso Catequistas Brasil! De 08 a 10 de fevereiro de 2019

A reflexão será realizada em dois momentos. No primeiro momento será tratada a questão da “formação do catequista para uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã” e num segundo momento serão apresentados alguns “instrumentos que brotaram do processo de formação de catequistas da Diocese de Ponta Grossa (PR)”.

Um dos grandes desafios da catequese na atualidade consiste na formação de catequistas. Questões importantes sobre esse tema surgiram nas últimas décadas:

  • Como formar os catequistas ‘na’ e ‘para a’ proposta catecumenal?
  • Como fazer com que os catequistas realizem uma catequese de inspiração catecumenal, se eles não passaram por esse processo?
  • Como ser catequista hoje, servindo com eficácia ao processo de Iniciação à Vida Cristã, de inspiração catecumenal?

Veja também:
Débora Pupo mediará palestra sobre o futuro da catequese no Congresso Catequistas Brasil

Buscaremos refletir com os catequistas sobre essas questões, acompanhando o caminho da Igreja, que desde o Concílio Vaticano II pede a restauração do catecumenato. Em resposta a esses apelos na linha da inspiração catecumenal, a catequese está se colocando a serviço da Iniciação à Vida Cristã.

No entanto isso requer catequistas com um perfil renovado, que recebam uma formação iniciática e mistagógica, à luz do processo catecumenal, a fim de se tornarem capazes de conduzir outros ao encontro com Cristo e acompanhá-los pelo caminho do aprofundamento progressivo nos mistérios do Senhor e na vida comunitária.

Durante um processo longo de formação dos catequistas para esse perfil renovado, em uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã, surgiu a necessidade de termos instrumentos para auxiliar no processo iniciático.

Foi assim que, em parceria com a Editora Ave Maria, fizemos a reformulação (entre 2011 e 2015) dos Manuais da Coleção Sementes, trazendo à Coleção elementos de inspiração catecumenal.

Em 2015 iniciamos também um processo de formação de catequistas de adultos na Diocese de Ponta Grossa, que desembocou na necessidade de um Manual para auxiliá-los. Então em 2018, pela Editora Ave Maria, lançamos o Manual para a Catequese com adultos.

O documento 107 da CNBB, no número 50, trata justamente do aspecto de novas iniciativas de inspiração catecumenal, quando diz que “este desafio (duma autêntica Iniciação à Vida Cristã) deu origem a uma série de iniciativas renovadoras em muitas dioceses, paróquias e comunidades, por parte de leigas e leigos, consagrados e ministros ordenados, compromissados com a renovação pastoral da iniciação cristã” (DOC CNBB 107, n. 50).

Finalizaremos a reflexão apresentando brevemente aos catequistas alguns aspectos de destaque da Coleção Sementes e do Manual para a Catequese com adultos.

A Palestra acontecerá dia 09/02 das 16h30 às 17h30 no Palco Principal.

A palestrante Flávia Carla Nascimento é Consagrada (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote), Pedagoga, Especialista em Pedagogia Catequética, coordenadora da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa – PR, membro da Equipe de autores da Coleção Sementes e do Manual para Catequese com Adultos, da Editora Ave Maria.

Faça um comentário