Celebração dos 60 anos da primeira Bíblia Católica do Brasil reuniu grandes nomes da Igreja
Celebração dos 60 anos da primeira Bíblia Católica do Brasil | Foto: Kiara Castro

60 anos da primeira Bíblia Católica do Brasil

Este ano, celebra-se 60 anos da primeira Bíblia Católica do Brasil. Lançada pela Editora Ave-Maria em 1959, a versão foi uma iniciativa da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), que resolveram publicar uma tradução em português, no desejo de tornar a Palavra de Deus mais acessível aos católicos. Evento homenageou grandes nomes da Igreja, entre os quais o Cardeal Odilo Scherer e monsenhor Jonas Abib.

Para celebrar a data, a editora que este mês celebra também seus 121 anos de fundação, realizou, nessa terça-feira, 28, às 19h, uma homenagem a muitas personalidades que fizeram parte desta história. O evento aconteceu na Academia Paulista de Letras, em São Paulo (SP).

Veja também:
Seminarista com câncer é ordenado sacerdote no hospital

Homenageados

Entre os homenageados estava o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. Ele mesmo contou que a tradução da Ave Maria foi a primeira que utilizou durante sua formação em teologia (entre 1961 e 1964) e depois em seu apostolado.

“Durante os quatro anos [de teologia] eu trabalhei com a Bíblia da Ave-Maria. E quando eu comecei meu apostolado com jovens eu já tinha aquela Bíblia e, com muito gosto, trabalhava com ela. Especialmente quando eu penetrei pela Renovação Carismática Católica e corri o Brasil fazendo encontros, esta era a Bíblia que eu usava (…) Sou muito grato por esses 60 anos da Bíblia Ave-Maria, ela correu o Brasil, fez um grande bem e vai fazer um bem muito maior”, afirma Monsenhor Jonas.

Padre Jonas foi representado no evento pelo responsável da missão Canção Nova em São Paulo, Rodrigo Luiz dos Santos. Ele destacou que a missão da comunidade é evangelizar e, portanto, esta homenagem é um reconhecimento de que a Canção Nova está cumprindo o serviço de “anunciar a Palavra de Deus” através dos seus diversos meios de comunicação e encontros. “O sonho do monsenhor Jonas é que todas as pessoas tenham acesso à Bíblia e, como consequência, vivam a Palavra e recebam Sua força transformadora”, enfatiza.

Entre os presentes, estavam o Cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; o bispo emérito da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo; a presidente da RCC Brasil, Katia Roldi; Dunga, idealizador do PHN; padre Zezinho, SCJ; o fundador da Rede Século 21, padre Eduardo Dougherty; padre Alberto Gambarini, entre outros, que serão homenageados esta noite.

Veja também:
Família da Cantora Iza a homenageia com música católica na Globo

Transmissão 

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Editora Ave-Maria.

A 1ª Bíblia Católica do Brasil teve seus 25 mil exemplares vendidos em apenas um mês. E atualmente, está na 211ª edição, vendendo aproximadamente 600 mil exemplares por ano.

Com informações de Canção Nova

Faça um comentário