O Ano Pastoral 2015/2016 da Igreja em Portugal está centrado na preparação e participação dos jovens portugueses na Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia. A expectativa é que mais de cinco mil jovens portugueses peregrinem ao encontro de outros jovens de todos os continentes e do Papa Francisco, entre 26 e 31 de julho.

O número surgiu na última reunião dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil, realizada em dezembro, em Fátima. Desta reunião destacam-se as novidades que o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), o padre Eduardo Novo, apresentou, a partir de sua participação no II Encontro Internacional Preparatório da JMJ 2016, promovido pelo Comitê Organizador Local da JMJ Cracóvia em novembro, em Wadowice.

O diretor do DNPJ estreitou contatos com a Embaixada Portuguesa na Polônia, que deve criar uma linha direta de apoio para os jovens portugueses. Será feito também o contato com as embaixadas dos diferentes países onde vão passar as caravanas dos grupos portugueses para qualquer necessidade, com a ajuda da embaixada na Polônia e/ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Em Portugal, ao longo deste ano até à JMJ, o DNPJ vai disponibilizar subsídios (catequeses) de preparação que são enviadas aos secretariados e partilhadas no seu sítio online; a cruz da juventude que São João Paulo II entregou ao continente europeu está a percorrer as 20 dioceses portuguesas.

Fonte: JMJ

Compartilhe:

Faça um comentário