Com arquitetura de castelo, igreja de frente para o mar atrai turistas em Ubatuba (SP)
Reprodução TV Vanguarda

Uma igreja, com arquitetura de castelo, erguida de frente para o mar na montanha tem atraído turistas a Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A capela Nossa Senhora de Fátima, conhecida como ‘Castelo dos Arautos’, fica na praia do Pulso.

O local, que ocupa uma área de mais de 9 mil metros quadrados, é também um mosteiro mantido pelos freis, que abre ao público somente aos domingos – a visitação é gratuita. A construção suntuosa foi feita nos moldes da arquitetura medieval

A congregação dos arautos, responsável pela igreja, foi fundada no Brasil no século 21 – e professa a fé católica. Hoje, ela está presente em mais de 70 países.

Além de admirar a paisagem, o mar e a estrutura do castelo, quem visita a ‘igreja castelo’ pode participar das missas, que são celebradas com cantos gregorianos, acompanhamento de piano e quase todas rezadas em latim.

Leia também:
Delinquentes disparam contra sacerdote para roubar dinheiro
Hoje é celebrado São Pio V, o pastor que liderou a Igreja com auxílio de Maria

Aos poucos os turistas vão descobrindo o ponto turístico e ficam encantados pelos detalhes. “A arquitetura desse lugar, os vitrais, toda a cerimonia. É tudo simplesmente incrível”, disse a assistente executiva, Cássia Cassola.

A capela principal, onde ocorrem as missas, chama atenção pela beleza. O dinheiro para construir e manter o local vem por meio de doações.

“Para nós tudo deve ser apresentado a refletir as belezas de Deus. Aqui era uma residência destinada a estudo, oração e recolhimento. Nós tínhamos aqui as nossas missas, mas o público foi se manifestando curioso sobre as atividades aqui realizadas e aos pouquinhos fomos abrindo a visitação. É um centro turístico e de peregrinação”, afirmou o padre Carlos Adriano dos Reis.

Igreja no alto da montanha de frente ao mar atrai turistas em Ubatuba, SP  (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

No pátio há outra capela, menor, que segue o mesmo estilo da outra. Entre as obras expostas, está uma imagem de Nossa Senhora esculpida pelos índios do Equador e um quadro de São José que veio do Peru.

Igreja no alto da montanha de frente ao mar atrai turistas em Ubatuba, SP  (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

A enfermeira Marli Nunes mora em Caraguatatuba, mas conta que vai com frequência ao castelo desde que foi aberto ao público – há cinco anos. “A gente se sente muito bem, então já virou uma rotina. Cada vez que viemos participar, saímos ainda mais abençoados”, explicou.

Fonte: G1

Faça um comentário