Como é a hierarquia dos anjos católicos? | Imagem: Reprodução

Tomás de Aquino explica como é organizada a hierarquia entre os anjos, seus poderes e funções

É muito comum pessoas pedirem a intercessão de anjos para ajudar na caminhada espiritual. Esse motivo se dá, pelo fato de que eles possuem a habilidade de fazer uma ponte entre o céu e a terra. Isto é, nos ligam a Deus.

A primeira citação sobre a divisão dos coros de anjos é encontrada na Bíblia Sagrada, mas Tomás de Aquino que foi o responsável por realmente expor de maneira detalhada, essa organização hierárquica. A explicação foi publicada pelo santo entre 1265 e 1273, no livro Suma Teologia.

Leia mais:
Paulinas Editora lança livro que aborda o câncer de mama de forma descomplicada

Confira abaixo a divisão e a função de cada nível hierárquico:

Primeira Esfera

São os anjos considerados os mais próximos de Deus, suas funções são adora-lo, louvá-lo e guardam o mistério divino.

Serafins

Com a responsabilidade de proteger o trono sagrado, são os anjos considerados mais velhos e com os pensamentos mais puros existentes. De acordo com a bíblia, possuem asas.

Querubins

São os responsáveis por guardar os portões do Jardim do Éden e árvore da vida após a traição de Adão e Eva.

Tronos

Compete a eles o dever de manter a segurança do poder divino e delegar missões para os coros anteriores.  Acredita-se que grande parte deles caíram com Lúcifer para o inferno.

Leia mais:
Vaticano abre arquivos do Pontificado de Pio XII

Segunda esfera

Executam com perfeição as ordens divinas entre o céu e a terra.

Dominações

Tiram obstáculos dos caminhos e fazem milagres entre humanos, contribuindo na fé. Também possuem forças sobre a natureza, podendo acalmar tempestades, maremotos e terremotos.

Potestades

Ajudam a concretizar o pensamento de Deus, protegem os homens contra a força dos demônios e carregam consigo uma espada.

Leia mais:
Ouça a canção de Leo Mantovani “O Corpo na Cruz Elevado”

Terceira Esfera

São os anjos que interferem no nosso dia a dia

Principados

Dão instruções e avisos de Deus para reis, autoridades e governantes. Zelam por países e continentes e são severos com quem não os escuta.

Arcanjos

São os mais conhecidos dos anjos, pois são encarregados de anunciar revelações acima da compreensão humana. Como o caso do Arcanjo Gabriel, quando anunciou a gravidez de Maria.

Anjos da Guarda

Seres celestiais de nível mais próximo dos humanos e que ocupam a posição mais baixa na hierarquia. São eles que cuidam, orientam e protegem a humanidade dos perigos.

Fonte:Super Interessante

Compartilhe:

Faça um comentário