Comunicação eficaz e relacionamentos produtivos, este foi o tema da palestra dada pelo jornalista Everton Barbosa, nesta quinta-feira, no Congresso Nacional de Secretários Paroquiais.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Todos nós podemos ir além. Todos têm capacidades a serem desenvolvidas e para isso precisamos de mecanismos que favoreçam o aprimoramento das mesmas.

Leve o RECIPAR – Seminário de Secretaria Paroquial para sua paróquia

O processo de comunicação eficaz trabalha primeiramente na avaliação da autoimagem, do autoconhecimento e da avaliação do ambiente em que vivemos. Quando passamos a nos perceber com a imagem real que somos, começamos a identificar quais as nossas potencialidades que foram sendo massacradas ao longo do tempo.

Muitas vezes os nossos sonhos se perdem por causa de assédios morais, de abusos, de maus tratos, de falta de reconhecimento, de desprezo daqueles que deveriam, por primeiro, nos apoiar. Por meio do processo de cura interior somos capazes de voltar a reconhecer os nossos grandes sonhos, que um dia nos moveram a grandes desafios. Precisamos voltar a sonhar, a ousar e a realizar. Esta dinâmica é fundamental para que atinjamos o nosso melhor.

Todas as nossas ações na vida do trabalho devem se converter para melhoria pessoal e social. Tudo o que comunicamos deve ser um fator de potencial crescimento. Se uma palavra comunica algo bom, logo a nossa produtividade aumenta em quantidade e qualidade. Se recebemos uma palavra negativa e não sabemos como processá-la, logo nosso desempenho é negativo.

Nas secretarias paroquiais, os colaboradores são desafiados a trabalhar o tempo todo com pessoas feridas que precisam de atendimento especial para suas realidades. No entanto, muitas vezes, os colaboradores das paróquias não recebem o devido apoio de seus líderes e acabam regredindo no desenvolvimento pessoal, se tornando pessoas com baixo rendimento e causando grandes prejuízos para comunidade.

[Você conhece a ExpoCatólica?!]

A boa notícia é que é possível usar técnicas de comunicação para se proteger das emoções distorcidas e doentias. Construir relacionamentos produtivos é uma tarefa diária, não tão fácil, desafiadora, mas que nos proporciona melhor qualidade de vida.

Por Redação Catholicus

Faça um comentário