CONAGE comemora seus 15 anos com formação sobre Gestão Eclesial em Aparecida

Padres e profissionais da área de administração de dioceses e paróquias se reúnem em Aparecida para o primeiro dia do CONAGE

Padres e profissionais da área de administração de dioceses e paróquias de todo o Brasil estão reunidos em Aparecida para vivenciar a 15ª edição do CONAGE – Congresso Nacional de Gestão Eclesial. Ao longo de seus 15 anos, o congresso apresenta um conteúdo inovador em relação à gestão na Igreja. Em sua edição comemorativa, o CONAGE quer impulsionar sua missão e filosofia, motivando o participante a investir em sua formação e apresentar fundamentos que repercutam na trajetória das ações dentro da instituição.

O congresso teve início nesta terça-feira, 26, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e se estenderá até a próxima sexta-feira, 29. Às 8h00 os congressistas passaram pelo credenciamento e recepção. Já no auditório, Fábio Castro, diretor da Promocat Marketing Integrado, empresa responsável por organizar o CONAGE, fez a abertura do congresso explicando sobre os demais produtos organizados pela Promocat. Logo após, convidou os presentes para um momento de oração, colocando o congresso nas mãos da Mãe Aparecida.

Neste primeiro dia, as formações serão embasadas no ciclo da “Administração e Gestão de Pessoas”.

O palestrante Welder Lancieri Machini, editor teológico da Editora Vozes, doutor em Ciência da Religião e assessor em encontros de pastoral paroquial e catequese, com experiência na pastoral escolar, ministrou uma palestra sobre “A gestão de paróquias urbanas em tempos de mudanças”.

Os congressistas se informaram também sobre “A Pastoral do Dízimo e a crise econômica atual: pistas para enfrentar a realidade”. Temas como este são de extrema importância para a igreja e para a sua gestão, foi por esse motivo que Pe. Wagner Scarponi, membro da Comunidade Adoração e Missão, veio para o CONAGE a fim de engrandecer e proporcionar aos congressistas uma nova visão sobre o Dízimo e sua realidade.

Pe. Sidney Carvalho, especialista em Gestão Religiosa e Paroquial pela Faculdade Dehoniana, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Guaxupé e Chanceler da Diocese de Guaxupé, em Minas Gerais, proporcionará aos participantes uma formação a respeito do tema “ A paróquia organizada: o gestor construindo uma sólida administração”.

Ao fim do dia, os congressistas participarão de uma plenária, onde poderão realizar debates, discussões e questionamentos a respeito dos temas abordados durante o primeiro dia do CONAGE.

Por Redação Catholicus

Faça um comentário