A secretaria paroquial é um exercício de gestão, pensando nisso, Padre Air José de Mendonça, pároco na paróquia São José, da Arquidiocese de Campinas, em São Paulo, e comunicador, escritor e empreendedor em projetos de gestão paroquial, apresentou no CONASPAR a palestra “Secretaria Paroquial: como desenvolver um projeto ao alcance pastoral, social, técnico em gestão de relacionamento”.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Na palestra, Pe. Air apresentou pontos específicos e categóricos para a formação do secretário paroquial e mostrou a importância de um projeto que estimule o secretário a vivenciar valores e aprofundamento pessoal e profissional, para que com isso, o espaço de trabalho seja inovador e garanta o crescimento da paróquia como num todo. “Ninguém melhor do que o secretário para ver o que funciona ou não no andamento das atividades paroquiais”, afirma Pe. Air.

Em apresentação clara e pontual, Pe. Air classificou o trabalho nas paróquias como fundamental e de mediação no funcionamento da mesma. “A pessoa que vai até a paróquia, quer encontrar um lugar de apoio e todo secretário precisa saber ouvir e transferir as informações com rigor e disciplina”, complementa.

Para Pe. Air, a secretaria paroquial deve aproximar as demais pastorais, viabilizar as informações e criar condições para que o atendimento ao público, aos paroquianos e aos dizimistas aconteça sem sobressaltos. “O relacionamento com o gestor da paróquia, o pároco, reitor ou a quem é delegada a faculdade deve ser de cumplicidade, objetivo e projetos”, ressalta.

Numa palestra de muita informação, Pe. Air deixa um legado de muito conhecimento, que será utilizado com supremacia pelos congressistas do CONASPAR.

O CONASPAR é organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, e acontece dos dias 01 a 04 de março no Hotel Rainha do Brasil, localizado no complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP.

Redação Portal Catholicus

Compartilhe:

Faça um comentário