Nos dias 01 a 04 de março, acontecerá o 1º Congresso Nacional do Secretaria Pastoral em Aparecida, SP. O CONASPAR discutirá os maiores desafios da profissão do secretariado paroquial, além de promover o encontro de grandes palestrantes para troca de experiências, aperfeiçoar técnicas do secretariado e noções de liderança.

Diante uma gama de assuntos relevantes, os participantes irão desfrutar da palestra com Lindolfo Alexandre de Souza, diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e Mestre em Ciências da Religião, que levantará o tema Marketing e Religião.

Sempre que decidimos utilizar ferramentas de marketing a serviço da Igreja, tentando aplicar recursos, técnicas e somar ações que orientam uma administração eficiente e eficaz, é fundamental observar como as estratégias em marketing permitem auxiliar no quesito Gestão na Igreja. Através das técnicas de Marketing a paróquia ou instituição religiosa pode entender suas necessidades de ampliação e qualificação das ações na comunidade como um todo.

Para entender mais sobre o assunto e mesmo discutir a importância do CONASPAR para os secretários e párocos, o Portal Catholicus conversou com Lindolfo Alexandre, que atualmente leciona Pastoral da Comunicação, Antropologia Teológica, Jornalismo Comunitário e Projeto Experimental em Jornalismo.

Por que é importante participar do Congresso Nacional de Secretários Paroquiais?
Eu vejo este congresso como uma oportunidade para que as paróquias possam aperfeiçoar o trabalho realizado pelas secretarias paroquiais. A secretaria é a porta de entrada do fiel na paróquia, muitas vezes é o local em que as pessoas têm o seu primeiro contato com a Igreja. Por isso, por amor ao Evangelho, é importante buscar as ferramentas para que esse trabalho seja feito cada vez melhor.

Qual a relevância no trabalho dos párocos em incentivarem os secretários a estudarem mais e entenderem mais sobre a administração e gestão paroquial?
O pároco é, por excelência, um gestor. E dizer que é gestor não significa anular sua função de pastor. Pelo contrário, um bom pastor deve procurar sempre fazer uma boa gestão. Assim, é importante que os funcionários da secretaria paroquial possam profissionalizar a atuação, já que são os colaboradores mais próximos dos párocos.

O tema tratado por você será “Marketing, Endomarketing e Comunicação aplicada na Secretaria”. Você acredita que a Igreja já consegue relacionar religião e marketing?
Quando se fala em marketing e Igreja é preciso recorrer à ideia de que o caminho se faz caminhando. Há setores mais próximos desta proposta, assim como há setores mais resistentes. Acho que é importante provocar a reflexão, a fim de encontrarmos – enquanto Igreja – as melhores opções. Com uma reflexão madura é possível usar, na ação evangelizadora, os elementos do marketing que não são contrários ao Evangelho e, ao mesmo tempo, rejeitar as ferramentas do marketing que contradizem as proposta do Evangelho. Com maturidade e seriedade é possível fazer essa distinção.

Como o Marketing pode ser aplicado na Administração Paroquial?
De muitas formas. Questões como segmentação de público, uso de linguagem adequada e noções de planejamento são alguns exemplos.

Na sua opinião, quais são os incentivos necessários para uma boa gestão das paróquias?
Em primeiro lugar, perceber que os conceitos de gestão não são, necessariamente, incompatíveis com a ação evangelizadora. Há elementos de gestão que podem ser inadequados aos princípios evangélicos, é verdade. Mas há muitas ideias interessantes do mundo da gestão que podem ser utilizadas na ação pastoral. Em segundo lugar, penso que é importante investir na formação das pessoas também neste aspecto, tanto dos funcionários a Igreja como dos agentes de pastoral.

Promovido e organizado pela agência Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo, do Portal Catholicus e do Partilhe, rede de financiamento coletivo voltado a projetos católicos, o congresso conta com algumas inscrições restantes, que podem ser feitas pelo site do CONASPAR.

Os inscritos receberão diversos benefícios, como cupons de desconto para compras na ExpoCatólica, kit de apoio, e brindes.

CONASPAR
Data: 1 a 4 de março de 2016
Local: Hotel Rainha do Brasil, Aparecida (SP)
Realização: Promocat Marketing Integrado
Apoio: Editora A Partilha
Patrocínio: Partilhe e Portal Catholicus
Mais informações: http://conaspar.com.br

Faça um comentário