ÁREA DE ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SECRETARIADO PAROQUIAL

A ação dos profissionais do secretariado transcendem os limites de sua sala. Em uma paróquia podemos destacar quatro espaços de atuação e, em todas elas, há a necessidade da intervenção dos profissionais no fluxo da informação: Espaço Sagrado – Espaço Formativo – Espaço Geográfico – Espaço Virtual.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Espaço Sagrado: compreende-se aqui todas as informações que envolvem os processos sacramentais, as atividades contábeis, RH, marketing, jurídico, financeiro, compras, contratos com terceiros, atendimento ao público, assistência ao administrador eclesial.

Espaço Formativo: centros pastorais, catequéticos, salão de eventos e seus complementos como cozinha, estacionamento, etc. A atuação de apoio às pastorais, elaboração de placas sinalizadoras, cartazes, murais de informações, supervisão de manutenção e compras, etc. Mesmo que haja responsáveis por estes serviços, compete aos profissionais do secretariado o acompanhamento e facilitações para o bom desempenho de todos.

Espaço Geográfico: compreende a área geográfica da paróquia. Os profissionais atuam no armazenamento e tratamento de dados estatísticos. Distribuição de boletins informativos, cartazes, faixas, outdoors, etc.

Espaço Virtual: manter atualizadas as informações de sites, redes sociais, envio de e-mails entre outros. Mesmo que a paróquia tenha profissionais específicos para tais funções, é papel do secretariado enviar as informações para que tais redes sejam alimentadas.

Saber lidar com a informação, deixou de ser uma mera questão de gosto ou jeito no perfil do profissional. Por sua urgência e importância, torna-se fundamental ao perfil de todos os que desejam ser profissionais desta área. Muitos desempenham, mesmo que de modo intuitivo, excelente trabalho na gestão da informação, outros, porém, carecem de aprimoramento. Mas tanto um quanto outro não pode perder de vista a eterna necessidade de se alcançar o melhor.

Aristides Luis Madureira é Diretor da Editora A Partilha, Graduado em Comunicação e em Tecnologia em Processos Gerenciais, Missionário Leigo há mais de 20 anos implantando a Pastoral do Dízimo no Brasil. Autor de várias obras, entre elas; “Pastoral da Partilha e Manutenção”, “Partilhando a Vida em Família”, “O Poder da Comunicação no Secretariado Paroquial”, publicados pela Editora A Partilha.

Fonte: Revista Paróquias – Leia e aprenda muito mais sobre Secretaria Paroquial – ASSINE JÁ!

Compartilhe:

Faça um comentário