Há muitas e muitas coisas relacionadas à Bíblia e curiosidades católicas que você nunca imaginou saber ou que tinha alguma ideia diferente do que realmente é.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Veja abaixo 4 curiosidades católicas publicadas pela edição 16 da Revista Paróquias:

A Fábrica de São Pedro
Foi o organismo administrativo criado pelo Papa Júlio II, em 1510, para administrar a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Clemente VIII o elevou à categoria de Congregação. Como tal foi extinta por Paulo VI, em 1968. A Fábrica conserva nos seus arquivos cerca de 5.300 documentos (do séc. XVI ao XX) relativos à construção desta basílica.

[Você conhece a ExpoCatólica?!]

Salmo 110,1
O versículo primeiro deste Salmo – “Senta-te à minha direita, enquanto ponho os teus inimigos por escabelo aos teus pés”- é o texto do Antigo Testamento mais citado no Novo Testamento. É citado 16 vezes: Hebreus, 5 vezes; Mateus 2 vezes; Lucas 2 vezes; e uma vez em Atos, Carta aos Romanos, 1ª Coríntios, Efésios e Colocenses.

Os nomes dos magos
Dos quatro evangelistas, Mateus é o único a se referir aos Magos, que vieram do Oriente e adoraram Jesus. Mateus não diz quantos eram, nem os chama de reis. Na realidade, eles eram nobres da Pérsia e sábios astrônomos. Os nomes de Melquior, Gaspar e Baltasar lhes foram dados pelo historiador Agnelo, na obra Pontidicalis Ecclesiae Ravenatis.

Isaías é o campeão
De todos os profetas do Antigo Testamento, Isaías foi o que mais profetizou a respeito de Jesus, o Messias prometido. Fez 18 profecias, seguido pelo profeta Zacarias, com 05, e, em seguida, por Jeremias, com 03.

Fonte: Revista Paróquias, ed. 16. Para ler mais matérias sobre gestão eclesial, assine já: (12) 3311-0665 ou [email protected]

Faça um comentário