Devoção a Nossa Senhora de Nazaré | Imagem: Reprodução

Muito forte no Brasil, a devoção e o culto a Nossa Senhora de Nazaré poderão se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, acontecerá o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazaré (Portugal).

Na ocasião, será lançada a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O Brasil, possui grandes chances de conseguir o título, uma vez que  o Ciro de Nazaré, em Belém (PA), reúne cerca de 2 milhões de pessoas e já é reconhecido como patrimônio desde 2013.

Leia mais:
Frases famosas do Papa Francisco para se inspirar

O culto a Nossa Senhora de Nazaré

De acordo com levantamentos realizados, existem atualmente cerca de 200 locais e manifestações de fé em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, sendo reconhecida no Pará como rainha da Amazônia.

“Entre círios, festividades, capelas, ermidas, igrejas paroquiais ou santuários, são mais de 290 as referências que mapeamos até agora” diz o site do encontro.

Leia mais:
Nossa Senhora do Pilar: a aparição mais antiga de Maria

A história da imagem da Virgem

Segundo consta,a imagem da Virgem teria sido esculpida pelo próprio São José, em Nazaré da Galileia.  Imagem peregrinou pela Grécia, pelo Norte de África (Hipona, atual Annaba, na Argélia) e por um mosteiro próximo de Mérida, no sul de Espanha, antes de chegar à sua morada final, no promontório da Nazaré, em Portugal.

Os dois países com maior devoção por Nossa Senhora de Nazaré são Portugal e Brasil.

Fonte: ACI Digital

 

Compartilhe:

Faça um comentário