Endomarketing como instrumental na Pastoral do Dízimo

Informações como conhecimento geográfico da paróquia, perseverança, presteza nos trabalhos pastorais, baixa conscientização dizimal, não aplicação de ferramentas gerenciais e de recursos humanos, devem ser compartilhadas.

Conheça o CONADIZ – Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha

“ENDO” provém do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro. É a utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao púbico interno das organizações. São ações estruturais que visam a ação para o mercado.

A palavra ENDOMARKETING hoje engloba todas as atividades empresariais que são realizadas no âmbito da comunicação Interna. Ela atua como estratégia de aproximação funcionário-empresa e pode ser desenvolvida em qualquer ambiente organizacional de mudança e por instituições de todos os portes, sem exigir profundas ou onerosas transformações estruturais ou gerenciais.

A expressão surgiu como forma de alertas aos administradores que existe também o cliente-interno e que este também deve estar satisfeito com a empresa, suas metas, seu ambiente de trabalho, salário e relações interpessoais na empresa. O público interno deve estar satisfeito com o nível de informação que recebe nas transformações gerenciais em busca de qualidade e da competitividade.

Conheça o CONAGE – Congresso Nacional de Gestão Eclesial

Saber manifestar, com eficiência, informações é uma tarefa árdua. Por isto, com o trabalho da comunicação interna, usando-se das estratégias que Breguez ensina sobre o endomarketing, podemos atuar com as várias ferramentas na Pastoral do Dízimo. Enfim, quando a Pastoral caminha em busca de qualidade interna, ela deve reestruturar seus sistemas de comunicação para atender melhor os dizimistas. A comunicação é hoje uma ferramenta estratégica, também para o bom desempenho das pastorais, principalmente a Pastoral do Dízimo. Ai está a razão do seu sucesso.

Dom Edson Oriolo é Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, Mestre em Filosofia Social, Especialista em Marketing, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, Professor, “Leader and Professional Coach” pela Act Coaching Internacional e membro do Conselho de Conteúdo da Revista Paróquias. Autor do livro “A nova pastoral do dízimo: formação, implantação e missão na Igreja”, publicado pela Catholicus Editora e “Paróquia Renovada: sinal de esperança”, Paulus Editora.

Fonte: Revista Paróquias, ed. 03. Para ler mais matérias sobre dízimo e recursos, assine já: (12) 3311-0665,  (12) 99660-1989 ou [email protected]

Faça um comentário