Entenda a origem da oração Regina Caeli especial da páscoa | Imagem: Reprodução

Regina Caeli é uma composição mariana utilizada no tempo pascal

Regina Caeli ou Regina Coeli, significa “Rainha do Céu” e é um hino medieval dedicado a Nossa Senhora. Ela substitui a oração mariana do Angelus durante o Tempo Pascal e tipicamente rezada às 6h, 12h e 18 horas.

Leia mais:
Igrejas fechadas? Um novo templo de Deus em cada lar

Origem da oração

No ano de 590, Roma passava por um trágico período divido por pragas e o transbordamento do rio Tibre, que alagou a cidade. A fome e a quantidade enormes de mortes por cólera era uma triste realizada que assolava a população. Assim, o Papa São Gregório Magno convocou uma procissão do clero com a população romana formada por cortejos que se dirigiam até Basílica Vaticana.

A doença que assolava a cidade era tão descontrolada, que enquanto o povo rezava com fé em direção à Igreja, cerca de 80 pessoas morreram, porém São Gregório não cessou um instante. Na procissão o clero levava a imagem da Virgem que Chora da Igreja de Ara Coeli que por onde passava com a procissão, milagrosamente tornava a cidade mais limpa e dissolvia a praga.

Leia mais:
CNBB intensifica movimento de oração contra coronavírus e convoca novo terço para hoje

Quando a procissão finalmente se aproximava de seu destino final, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava o agora cântico Regina Caeli, os anunciantes de Deus se colocaram envolta da figura de Nossa Senhora e São Miguel, o anjo exterminador surgiu no alto do castelo indicando que o mal que havia ali foi extinto.

Leia mais:
Papa nomeia novos bispos para o Brasil

Hino Regina Caeli

V . Rainha do Céu, alegrai-vos! Aleluia!

R . Porque quem merecestes trazer em vosso seio! Aleluia!

V . Ressuscitou como disse! Aleluia!

R . Rogai a Deus por nós! Aleluia!

V .  Exultai e alegrai-Vos, ó Virgem Maria! Aleluia!

R . Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente! Aleluia.

V . Oremos:

Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso.

R . Amém!

V . Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

R . Como era no princípio, agora e sempre, Amém.

Fonte:Blog Canção Nova

Compartilhe:

Faça um comentário