Sistema de algoritmos para identificar pedófilos tem taxa de acerto de 85%

BANNER CRUZEstudantes de ciência da computação do centro universitário FEI, em São Bernardo do Campo, desenvolveram um sistema de algoritmos para identificar pedófilos com uma taxa de acerto de 85%.

Leia também
É grande o número de empresas e entidades que reservam estandes para próxima ExpoCatólica

A ideia é identificar um possível abuso antes que ele aconteça, por meio de conversas na internet. O mecanismo, criado com a orientação do professor Rodrigo Filev Maia, permite que os pais analisem os diálogos que acontecem no computador ou celular das crianças.

Em fase de testes, o algoritmo a princípio funciona em inglês, mas será adaptado para o português na segunda fase do projeto.

O sistema capta padrões geralmente seguidos pelo abusadores que tentam atrair crianças em conversas. Termos como “garoto” ou “garota”, “querido” e mais algumas combinações específicas de palavras identificam o potencial agressor para que os pais possam então conferir o que está acontecendo.

A ferramenta funciona em tempo real e mapeia as conversas em forma de rede para depois metrificá-las de acordo com a relevância de cada palavra dentro da conversa.

A inovação é parte de um projeto de conclusão de curso.

Por Catraca Livre

Faça um comentário