De 1 a 4 de março será realizado o 1º CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais, no Hotel Rainha do Brasil, localizado no complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP. Em sua primeira edição, o Congresso contará com infraestrutura para mais de 200 participantes que conseguiram uma vaga no disputado evento que discutirá os maiores desafios da profissão do secretariado nas paróquias, cúrias e casas da Igreja Católica, além de promover o encontro de grandes palestrantes para troca de experiências, aperfeiçoar técnicas do secretariado e ampliar as noções de liderança.

A secretaria paroquial é o espaço para tratar das questões de natureza administrativa e organizacional e, sobretudo, destinada destina-se ao atendimento dos paroquianos e das pessoas de modo geral. É o “cartão de visitas” da igreja, logo, ética é fundamental. Uma boa secretaria é estruturada na soma de dois fatores: a estrutura física e as pessoas que lá trabalham.

Participe do CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais – ÚLTIMAS VAGAS!

Para entender os maiores desafios da profissão, o Portal Catholicus conversou com o palestrante Aristdides Luis Madureira, diretor da Editora A Partilha, Graduado em Comunicação e em Tecnologia em Processos Gerenciais. No Congresso, caberá a ele a discussão do trabalho da profissão na “Ética no secretariado”.

Qual a importância do I Congresso Nacional de Secretários Paroquiais para os profissionais da área?
Ao longo dos encontros promovidos em algumas dioceses, notamos que, apesar de os profissionais do secretariado paroquial lidarem com grande número de pessoas, o desenvolvimento das tarefas é feita de modo muito solitário. Por isso, um congresso em nível nacional permitirá, em primeira instância maior integração, troca de experiências, desenvolvimento do senso de pertença e participação etc. Depois, trata-se de uma necessidade de anos da parte destes profissionais, que seja feita a reflexão em temas específicos de ciências e disciplinas do universo da gestão.

Por que o debate e discussão da profissional é necessária e quais os pontos mais relevantes a serem trabalhos na secretaria paroquial?
O treinamento e a formação fazem parte dos direitos destes profissionais, conforme o código de ética. Os maiores beneficiados desta formação são os gestores, pois contarão com profissionais eficientes e eficazes para auxiliá-los na elaboração e condução de planejamentos administrativos e pastorais, além da supervisão de tarefas para o cumprimento de objetivos e metas, na tomada de decisões. A azienda paroquial de modo geral ganha com atendimento e acolhimento diferenciado, adequação tecnológica de controles, ambiente de trabalho organizado e melhor gestão da informação.

No 1º CONASPAR você tratará do tema “Ética no secretariado”. Por que considera esse tema relevante e quais os pontos serão apresentados?
As mudanças ocorridas no secretariado exigem novas habilidades, conhecimentos e posturas por parte dos profissionais. Em contrapartida, as pessoas envolvidas no lido diário, como coordenadores de pastorais e movimentos, até mesmo alguns párocos, ainda mantém uma visão doméstica de trato, muitas vezes desvalorizando ou não reconhecendo o devido valor a estes profissionais. Assim, o código de ética norteia os direitos e deveres destes profissionais e ao mesmo tempo os auxilia no desenvolvimento humano e vocacional. Nossa contribuição neste congresso, situa alguns casos concretos e trata sobre o novo perfil destes profissionais e em como lidar na promoção de uma nova cultura no ambiente de trabalho.

O evento será organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo, do Portal Catholicus e do Partilhe, rede de financiamento coletivo voltado a projetos católicos.

O 1º CONASPAR conta com algumas inscrições restantes, que podem ser feitas pelo site do Congresso. Os inscritos receberão diversos benefícios, como cupons de desconto para compras na ExpoCatólica, kit de apoio, e brindes.

Por Milena Nepomuceno

Compartilhe:

Faça um comentário