Ela então me pediu para esperar um minuto, foi ao quarto e voltou com um pedaço de papel…”

Com a vida moderna, os pais têm pouco tempo para acompanhar o crescimento de seus filhos e muitas vezes acabam deixando-os aos cuidados de babás e professoras em creches. O executivo Mohamed El-Erian, conhecido internacionalmente como guru de investimento, chocou o mundo ao pedir demissão de seu cargo em uma empresa de gestão de investimento. A razão do afastamento ocorreu em virtude de uma carta que sua filha de 10 anos escreveu, apontando 22 acontecimentos importantes em sua vida que seu pai deixou de presenciar por estar sempre ocupado com o trabalho.

A vontade de largar o emprego surgiu há um ano, quando Mohamed dava orientações à sua filha, como escovar os dentes, e ela não obedecia. “Ela então me pediu para esperar um minuto, foi ao quarto e voltou com um pedaço de papel. Era uma lista em que ela tinha compilado com os eventos e atividades importantes que eu havia faltado devido a compromissos de trabalho.” diz ele. Na carta a filha mencionou que o pai perdeu seu primeiro dia de escola, primeiro jogo de futebol, recitais e um desfile de Halloween.

Para o executivo, sempre havia uma boa desculpa para sua ausência em casa, como reuniões importantes, viagens, telefonemas e compromissos inadiáveis. Mas, no fundo, ele percebia que estar com sua família era mais importante que tudo isso. Por isso, decidiu modificar sua vida profissional e pedir demissão da gestora de investimento – que administra aproximadamente US$ 2 trilhões.

Atualmente, Mohamed trabalha apenas meio período, e durante o resto do tempo, fica com a família e até prepara o café da manhã e leva sua filha à escola. Infelizmente, nem todas as pessoas podem ter esse luxo. Mas espero que empresas dêem mais atenção à importância do balanço entre vida e trabalho, e mais e mais pessoas estejam em posição de decidir e agir em função do que é importante para elas”, afirma o gestor e, antes disso, pai.


carta-10

carta-9

PIMCO's Chief Executive Officer and Co-Chief Investment Officer El-Erian speaks during an interview at Thomson Reuters in New York

carta-02

Por Hypeness

Compartilhe:

Faça um comentário