Festividade de Nossa Senhora de Loreto é introduzida no Calendário Romano

Nossa Senhora de Loreto fará parte das celebrações do Calendário Romano

Nesta quinta-feira (31/10), o Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto determinou que a mesma seja inscrita no Calendário Romano Geral, a ser celebrada, como memória facultativa, em 10 de dezembro.

“O Sumo Pontífice Francisco decretou com a sua autoridade que a memória facultativa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto seja inscrita no Calendário Romano em 10 de dezembro, dia em que se tem a festa de Loreto, e celebrada todos os anos. Essa celebração ajudará todos, especialmente as famílias, os jovens, os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria que concebendo o Cabeça da Igreja também nos acolheu consigo.” É o que se lê no Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto.

Veja também:
Calendário de celebrações com o Papa para o fim de ano é divulgado

O decreto

“A veneração pela Santa Casa de Loreto tem sido, desde a Idade Média, a origem daquele peculiar santuário frequentado, ainda hoje, por numerosos fiéis peregrinos para alimentar a própria fé no Verbo de Deus feito carne para nós”, lê-se na introdução ao Decreto.

“Aquele santuário recorda o mistério da Encarnação e impulsiona todos aqueles que o visitam a considerar a plenitude do tempo, quando Deus mandou o seu Filho, nascido de mulher, e a meditar tanto as palavras do Anjo que anuncia o Evangelho, quanto as palavras da Virgem que responde ao chamado divino. Sob a sombra do Espírito Santo, a humilde serva do Senhor tornou-se casa da divindade, imagem puríssima da santa Igreja.”

“Na Santa Casa, diante da efígie da Mãe do Redentor e da Igreja, Santos e Beatos responderam à própria vocação, os doentes invocaram consolação no sofrimento, o povo de Deus começou a louvar e a suplicar Santa Maria com as Ladainhas Lauretanas, conhecidas no mundo inteiro. De modo particular aqueles que viajam de avião encontraram n’Ela a padroeira celeste”, lê-se ainda.

Assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Robert Sarah, o Decreto conclui-se ressaltando que a nova memória deverá constar em todos os Calendários e Livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas.

Jubileu Lauretano

Na sexta-feira 1º de novembro, na Basílica da Santa Casa de Loreto, em Loreto – região italiana das Marcas –, às 10h locais, se terá a solene convocação do Jubileu Lauretano para celebrar os 100 anos da proclamação da Virgem Lauretana, com a santa missa presidida pelo regente da Penitenciaria Apostólica, dom Krzysztof Nykiel.

Às 11h, no patamar da Basílica, se terá a proclamação do Decreto de Convocação do Jubileu Lauretano. E a seguir, a recitação da oração mariana do Angelus.

O Ano Santo do Jubileu Lauretano terá início em 8 de dezembro próximo e se concluirá em 10 de dezembro de 2020.

Com informações de Vatican News

Faça um comentário