Infelizmente, mesmo em um mundo como o de hoje, há muitas pessoas que sabem muito pouco sobre o autismo, o que pode acarretar em preconceito.

O que o filho de Marcos Mion, Romeo, apresenta é o TEA, Transtorno do Espectro Autista que pode dificultar a comunicação e interação com outras pessoas. Mas isso nunca foi um problema para a família. Tanto o pai como a mãe souberam lidar com sua condição e respeitam sua particularidade.

Esses dias o menino completou 11 anos e o bolo de aniversário que recebeu foi um tanto quanto curioso: decorado com escovas-de-dente azuis!

Isso porque, em dezembro de 2015, quando perguntado sobre o que gostaria de ganhar de natal, Romeu respondeu “uma escova-de-dente azul”. Mesmo os pais questionando se ele não gostaria de mais nada, o filho não pestanejou e confirmou sua resposta original.

Quando ele recebeu o presente, a emoção foi tanta que não só os pais choraram como Romeu também. “Entendi que era algo muito maior do que uma simples escova de dentes. Ali, naquela emoção, naquela pureza, naquela humildade e, acima de tudo, naquele desapego, tive a maior lição de Natal da minha vida”, contou o apresentador ao Bolsa de Mulher.

Dessa vez, os pais decidiram homenageá-lo de outra forma, mas igualmente tocante!

 

Marcos Mion também quis conscientizar as pessoas sobre a doença falando do dia 2 de abril, o Dia da Conscientização Sobre o Autismo e escreveu um tocante texto sobre a condição.

 

 

  • As pessoas me perguntam: como foi quando vc descobriu que seu filho faz parte do TEA? Perdeu o chão? Se desesperou? Duvidou de Deus?. . Respostas na sequência: Nunca. De forma alguma e só agradeci e me senti mais próximo de Deus. . Romeo é meu anjo. Quantas pessoas tem o privilégio de poder conviver com um anjo enviado por Deus para espalhar o amor e a melhor compreensão entre os seres humanos? Sabe quantas? 2 milhões de famílias! Número de diagnósticos feitos no Brasil. Por isso mesmo afirmo com certeza que esse número é muito maior, pois o que mais ouço de famílias pelo Brasil é que eles “não sabiam o que o filho tinha até ler sobre meu Romeo”, ou seja, muita gente não sabe o que é o TEA, a falta de informação ainda é gigante. . Portanto sempre falo duas coisas: se acostumem! O número de crianças dentro do TEA só aumenta! E não sintam medo, pois o diferente é uma benção! A criança autista necessita de amor, muito carinho, muita paciência e compreensão, então no momento que vc passa a ter que ser assim 24 horas por dia, vc vira um ser humano melhor! Vc se esforça diariamente pra viver sob esses pretextos que se assemelham demais aos ensinamentos de Jesus Cristo. Agora dá pra começar a entender o pq da minha felicidade e orgulho! Romeo é um mestre! Ensina a mim e à minha família diariamente. E o mais lindo é que ele não tem ideia! É instinto! Se ele sente que não estou concentrado nele e não estou 100% com o peito e o coração abertos, ele diz: “mas papai, vc não tá feliz? Vc não me ama?” Pq pra ele amor é amor! É inteiro. E se vc não entrega amor puro, ele estranha! Não reconhece. Não tem “eu te amo, mas to com coisa do trabalho na cabeça agora, filho…” NÃO TEM! Ele não identifica! Ele sente quando tem qq outra coisa junto da sintonia do amor e do carinho! Ou seja, vc vira uma pessoa melhor! Pq vc tem que fazer um exercício de estar amando com totalidade, até que isso vira algo comum! . . Por isso quando alguém vem me contar, na rua, que tem um filho autista, minha reação é: “Opa! Que legal!! Parabéns!!” ? Nem sempre é isso que a pessoa tá sentindo, mas uma das missões do Romeo é trazer o orgulho e a calma pras famílias abençoadas com o TEA! ?
Lindo, não? O que vocês acharam?

 

Fonte: Best of Web

Compartilhe:

Faça um comentário