Gestão e Direito são os temas abordados no segundo dia do CONAGE em Aparecida - SP

Padres e administradores eclesiais estão reunidos em Aparecida para o segundo dia do CONAGE

Aparecida recebe nesta quarta-feira o segundo dia do Congresso Nacional de Gestão Eclesial – CONAGE. Ao todo, serão 4 dias de congresso, proporcionando aos Padres e profissionais da área de administração de dioceses e paróquias de todo o Brasil uma formação de qualidade, abrangendo diversos temas a respeito da capacitação da Igreja. O tema central para o segundo dia de congresso é “Gestão e Direito”.

A primeira atividade do dia contou com a presença de Dom José Carlos Chacorowski, bispo da Diocese de Caraguatatuba, que realizou uma oração de acolhida, uma homenagem aos aniversariantes do dia e proclamou a Palavra com incentivos aos gestores para que sejam seguidores de Cristo.

Em seguida, o Doutor Edson Luiz Sampel, teólogo, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e autor do livro: “A responsabilidade cristã na administração pública – uma abordagem à luz do direito canônico” pela Paulus Editora esteve presente na manhã desta quarta-feira e ministrou uma palestra a respeito do tema: “O Acordo Brasil – Santa Sé e a paróquia”.

Veja também:
CONAGE comemora seus 15 anos com formação sobre Gestão Eclesial em Aparecida

O segundo tema do dia ficou por conta de Adilson Souza, Mestre em Gestão e Especialista em Gestão Estratégica. Superintendente do Axis Instituto e Consultor Organizacional Sênior, com cursos de atualização em: Gestão dos Bens Eclesiásticos – Livro V Código de Direito Canônico (Pontifícia U. Lateranense), Sistema Tributário (Cenário Italiano/Europeu), Crimes Tributários e Recuperação de Créditos (Acad. Juris Roma, Universidade de Roma) e curso de Inovação em Educação (Goddard College), EUA. Seu tema no CONAGE falou a respeito da Organização Religiosa: “vantagens, desvantagens, encaminhamento e soluções.”

No segundo período, os congressistas irão participar de uma formação com a palestrante Patrícia Lange Gomes. A profissional atua como Advogada, Especialista em Legislação do Terceiro Setor, organizações religiosas e meios de comunicação social. É também autora de formação específica para bispos, clero, ecônomos e conselhos econômicos denominada: “Ensinando o Pai Nosso ao Vigário” e nesta edição do CONAGE pôde contribuir com o tema ‘Questões jurídicas e canônicas que contribuem para uma boa administração paroquial’

Ao fim do dia, os congressistas participarão de uma plenária, envolvendo debates, discussões e questionamentos que surgiram durante o segundo dia do CONAGE.

Por Redação Catholicus

Faça um comentário