Hoje a Igreja celebra o dia de São Jorge, mártir e defensor da fé cristã | Imagem: Reprodução

São Jorge é conhecido como santo protetor contra males e guia para enfrentar dificuldades

São Jorge é um dos mártires mais famosos da história. Viveu na região da Turquia e era famoso pela sua inteligência, coragem e nobreza, tendo posição de destaque dentre as tropas guerreiras do Império Romano do século III, em que fazia parte do grupo de militares e chegou a ser o capitão do exército.

 Até que um dia o Imperador decidiu passar a perseguir adeptos ao cristianismo e impor a eles o culto a deuses pagãos. Desse modo, Jorge renunciou tudo para viver o Santo Evangelho, pois não queria estar a serviço da opressão contra os cristãos e ser contra o amor e a verdade que é Cristo.

Leia mais:
Padre Delton Filho lança a música “Vou Confiar”

Em meio a pressão para renunciar Jesus , Jorge abriu mão de sua própria vida e foi martirizado no ano de 303 por ser cristão. O santo sempre é retratado pelos fiéis sobre um cavalo branco, com uma lança e vencendo um dragão.

Existem muitas histórias sobre ele, uma delas explica a simbologia de como ele é representado em pinturas e imagens:

“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora, apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e, ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”

Leia mais:
JMJ em Lisboa é adiada para 2023 devido o coronavírus

Jorge foi um homem que em nome de Jesus Cristo e pelo poder da Cruz viveu o bom combate da fé e um verdadeiro cristão. Provou a importância de jamais renunciar a fé e que se deve entregar totalmente a Deus na confiança de seu amor e compaixão.

São Jorge é padroeiro de países como Inglaterra, Portugal. Sua festa acontece em todo dia 23 de abril e sua intercessão é invocada para a proteção contra males e ser um guia para enfrentar dificuldades.

Leia mais:Mais de 100 padres já morreram de coronavírus na Itália

Oração de São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.

Fonte: Canção Nova e Oratório Católico

Compartilhe:

Faça um comentário