I Encontro Internacional de Líderes Somos Um aconteceu online

O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro na modalidade online

Nos dias 5 e 6 de setembro, a Missão Somos Um promoveu o I Encontro Internacional de Líderes Somos Um, na modalidade online. Cristãos católicos e evangélicos – em sua maioria de experiência carismático-pentecostal – de 15 países estiveram reunidos com o objetivo de fortalecer os vínculos de comunhão por meio da escuta da Palavra, da oração, do testemunho e da partilha de experiências. Os participantes também puderam conhecer a visão, as finalidades e os principais projetos da Missão Somos Um bem como as bases, o processo e os principais resultados do Diálogo Católico-Pentecostal em nível internacional, que ocorre desde o ano de 1972.

 

 

Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist. – Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro – e o Bispo Abner Ferreira – Presidente do Estado do Rio de Janeiro da Igreja Assembleia de Deus Madureira – acolheram os participantes em perspectiva eclesial e fraterna. Igualmente proferiram breve saudação Mons. Rodolfo Valenzuela (Bispo de Verapaz-Guatemala e membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos), Jean-Luc Moens (Moderador do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica -CHARIS), Bispo Gamaliel Lugo (União Evangélica Pentecostal Venezuelana) e Bispo Laerte Lafayett (Casa do Pai Igreja Cristã e membro da Missão Somos Um).

A conferência inaugural foi realizada por Mons. Juan Usma Gómez (Chefe da Seção Ocidental do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Co-Secretário Católico da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal) e contou com a reação de Pr. Bob Garrett (Coordenador Geral da Comunidade Alleluia-EUA e Secretário do CLF – Charismatic Leaders Fellowship).

Leia mais:
Coral Arquidiocesano de Maringá celebra a Semana da Família 2020 interpretando a música ‘Utopia’

Encontro

Nos dois dias de Encontro, os participantes realizaram atividades em grupos por idiomas (salas de língua portuguesa e língua espanhola). Além de Izaías de Souza Carneiro e Pr. Edvaldo Nascimento (ambos Co-Presidentes da Missão Somos Um), mediaram os trabalhos das Salas: Mons. Juan Usma Gómez, Pr. Jorge Himitian (Comunidade Cristã de Buenos Aires e membro do CRECES – Comunhão Renovada de Evangélicos e Católicos no Espírito Santo), Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ (Docente da PUCPR, Assessor Teológico da Missão Somos Um e membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal), Pr. Norberto Saracco (Igreja Boas Novas – Buenos Aires e membro do CRECES), Katia Roldi Zavaris (Coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS), Pr. Rui Luis Rodrigues (Comunidade Carisma – Osasco/SP), Francisco Bermeo (Teólogo e Pregador – Colômbia), Pr. Pedro Manuel López (Assembleia de Deus – Lima/Peru), Ângela Claudia Amorim, Huanderson Silva Leite e Diogo Marangon Pessotto (estes últimos Secretários da Missão Somos Um).

Durante o Encontro foi apresentada a recém-criada Equipe Executiva Internacional da Missão Somos Um, constituída por líderes católicos e evangélicos de diversos países da América Latina e cujo encargo é o de realizar a interlocução com os demais líderes latino-americanos.

 

 

Ao final, todos os participantes foram convidados para a IV Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, que acontecerá de 26 de julho a 02 de agosto de 2021 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil) e na qual a Missão Somos Um dará início local/regional à preparação para a celebração dos 50 anos do Diálogo Católico-Pentecostal, que ocorrerá no ano de 2022.

Os materiais relativos ao Encontro estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Missão Somos Um a partir de 01 de outubro: www.missaosomosum.com.br

Conheça a Missão Somos Um

A Missão Somos Um surgiu no ano de 2008 no seio da Comunidade Católica Coração Novo, localizada no território da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil). Seu principal escopo é servir à unidade dos cristãos pelo exercício de relações fraternas, oração e edificação mútua, desde o nível dos encontros cotidianos até à Conferência Internacional Somos Um. Dedicada especialmente, mas não exclusivamente, ao caminho de unidade entre cristãos de experiências carismático-pentecosatal, esta iniciativa passa a constituir-se, a partir de 2017, como missão, evidenciando a busca de unidade entre católicos e evangélicos como testemunho profético de uma comunhão possível no Espírito Santo, em amor (cf. Rm 5,5), “para que o mundo creia” (Jo 17,21).

Compartilhe:

Faça um comentário