Membros da CNBB se reúnem em Aparecida para a 57ª Assembleia Geral
Membros da CNBB reunidos em Aparecida para a Assembleia Geral | Foto: CNBB

Membros da CNBB de todo o Brasil estarão reunidos de 1 a 10 de maio no Santuário Nacional de Aparecida. Eles irão participar da 57ª Assembleia Da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). O Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, local onde acontecerá as plenárias do encontro, receberá durante os dez dias os 309 bispos que possuem o direito a voto (cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, prelados, auxiliares e coadjutores) além dos 171 bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja convidados.

Estrutura para a recepção dos membros da CNBB

Resultado de imagem para assembleia geral da cnbb estrutura
Bispos utilizando a estrutura pensada para a Assembleia | Foto: Wesley Almeida| Canção Nova

Para o bom êxito, a preparação começa com 1 ano de antecedência da data de realização da Assembleia. Ao todo mais de 100 profissionais estão trabalhando para atender uma demanda diária de mais de 400 participantes.

De acordo com o Santuário, responsável por toda a infraestrutura, a montagem da arena e as salas já estão prontas. O espaço conta com 160 meses que acomodam três pessoas, além de 480 de energia para conectar os notebooks.

Este ano, os membros da CNBB para a Assembleia Geral vão eleger os novos integrantes da presidência da CNBB e das Comissões Episcopais Pastorais. Com isso, as 17 cabines de votação também já estão montadas e instaladas no local. Do lado externo também já foi montada uma estrutura especial. O local conta com A Sala de Imprensa, o escritório da Nunciatura Apostólica e do Instituto de Obras Religiosas (IOR), a sala do Colégio Pio Brasileiro, espaços para atendimento individual, estandes de artigos religiosos e um ambulatório.

Veja também:
CNBB lança livro com orientações sobre o cuidado pastoral das vítimas de abuso sexual
Dom Armando destaca iniciativas da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia

A presença da Imprensa 

Bispos reunidos em coletiva de imprensa na Assembleia passada
Bispos reunidos em coletiva de imprensa na Assembleia passada | Foto: CNBB

Durante a Assembleia, exceto domingo, dia 5 de maio, serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. As celebrações serão sempre presididas por um bispo diferente e transmitidas ao vivo pelas principais emissoras católicas de rádio e televisão.

As coletivas de imprensa também são diárias, com exceção do fim de semana. As 15h de cada dia serão apresentadas aos jornalistas um resumo dos temas discutidos durante as sessões daquele dia de assembleia. Esse resumo contará com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia.

O tema deste ano será a Atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil. Os membros da CNBB vão trabalhar a atualização do texto que está estruturado a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Texto adaptado por Redação Catholicus com informações da CNBB

Faça um comentário