A missão do ensino católico e sua viabilidade como negócio
Representantes das escolas que participaram da edição passada do Encontro, ocorrida em Aparecida (SP) Crédito: Divulgação

Cenários e perspectivas da educação sob o ponto de vista religioso serão debatidos em Curitiba (PR), num evento que vai reunir 136 escolas católicas de todo o país, de 04 a 06 de abril.

Entre os temas abordados, a atenção estará voltada para os desafios do dia a dia de uma instituição de ensino confessional.

A programação traz palestras sobre gestão, como conciliar a missão religiosa e educadora com a viabilidade do negócio e a atuação das escolas católicas num mundo pluralista.

Leia também:
Falta menos de 1 mês para o Seminário de Secretaria Paroquial em Fortaleza
Direito, Igreja e Administração: CPP e os procedimentos recomendados pelo Direito Canônico

O objetivo do encontro é orientar sobre os cenários econômicos, políticos e socioculturais. O evento, em sua sexta edição, é promovido pela Editora Positivo e dirigido a gestores de instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino que respondem por um universo de 61 mil alunos.

O reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Irmão Jardelino Menegat, falará sobre a importância da profissionalização da gestão a fim de garantir a longevidade de uma escola.

Para fechar a temática sobre gerenciamento, o teólogo, pedagogo e especialista em gestão, Irmão Afonso Murad, ministrará palestra sobre as diferenças entre os institutos religiosos e as escolas privadas que visam lucro e também sobre a importância de se aprender a lidar com o conflito permanente entre missão e negócio.

O carisma da escola católica numa cultura pluralista será o tema da palestra do monge Dom Bernardo Bonowitz, do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, de Campo do Tenente (PR).

Além da palestra, o abade irá também celebrar uma missa. Entre os destaques do encontro, está o lançamento do livro “Escolas Católicas: Uma gestão em rede para a longevidade da obra”.

Os autores, César Nunes, Padre Vilson Groh, Vanderlei Soela, Irmão Jardelino Menegat e Irmão Afonso Murad, vão participar de uma mesa redonda e debater os temas levantados no livro. Organizado pela Irmã Olmira Dassoler, o livro é editado pela Editora Positivo.

A supervisora pedagógica da Editora Positivo, Raphaela Ribas Lupion Gubert , explica que o objetivo do evento é analisar o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino.

“Por meio do encontro, promovemos a reflexão sobre o perfil e o papel das escolas cristãs no cenário atual, ajudando-as a se fortalecerem, tanto no aspecto do carisma, como no de negócio.

A missão do ensino católico e sua viabilidade como negócio
Representantes das escolas que participaram da edição passada do Encontro, ocorrida em Aparecida (SP)
Crédito: Divulgação

Sobre a Editora Positivo

Fundada há 39 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários.

A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar.

Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino.

Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado.

Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem.

Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas.

A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
41 3026-2610 / 41 99273-0719 / 41 99135-9541 / 41 99196-7701
[email protected]
www.centralpress.com.br

Faça um comentário