Missão Somos Um realiza IV Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um

A Missão Somos Um, iniciativa para a promoção da unidade dos cristãos constituída por católicos e evangélicos de experiência pentecostal, cuja sede está na cidade do Rio de Janeiro, sendo acolhida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e por diversas lideranças evangélicas da cidade, realizou nos últimos dias 3 e 4 de Setembro, na modalidade online, a IV Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, que teve por tema “…para que deem muitos frutos” (Jo 15,16).

Dos quase 150 inscritos, participaram irmãos e irmãs de 16 países de 4 continentes, estiveram representados Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Trinidad e Tobago, Itália, Austrália, Estados Unidos, México, Honduras, Aruba, Guatemala e Tanzânia.

 

A Conferência teve por moderadores Ângela Amorim (Secretária Geral da Comunidade Coração Novo e Membro do Comitê Internacional da Missão Somos Um) e Francisco Bermeo (Pregador internacional, Líder carismático colombiano e Membro do Comitê Internacional da Missão Somos Um). A abertura contou com as palavras dos Co-Presidentes da Missão Somos Um – Izaías Carneiro, Fundador da Comunidade Coração Novo, e Pr. Edvaldo Nascimento, Membro da Nova Igreja/RJ – na sexta-feira (03.09). A seguir, os participantes dedicaram-se à oração e a escuta do Senhor mediante a motivação de alguns irmãos organizados por idiomas: Pr. Silas Esteves (Brasil) e Pe. Adriano Pinheiro (Brasil) (língua portuguesa); Dan Almeter (EUA) e Bob Garrett (EUA) (língua inglesa); e Pr. Pedro Lopez (Peru) e Pe. Adrian Santarelli (Argentina) (língua espanhola).

No dia 04.09, a programação iniciada às 15h (horário de Brasília) contemplou a oração inicial dirigida pelos Co-Presidentes da Missão Somos Um: Izaías Carneiro e Pr. Edvaldo Nascimento. Em seguida, realizaram-se algumas saudações: Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist. (Arcebispo do Rio de Janeiro); Dom Roque Costa Souza (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Referencial para o Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso na mesma Arquidiocese); Bispo Abner (Presidente Estadual do Rio de Janeiro da Igreja Assembleia de Deus Madureira); Mons. Rodolfo Valenzuela (Bispo de Verapaz-Guatemala e Referencial para o Diálogo Ecumênico no Conselho Episcopal Latino-Americano). Estes saudaram os participantes confirmando-lhes o propósito da unidade como graça de Deus a ser acolhida em nossas realidades eclesiais, de modo que a Missão Somos Um é um espaço favorável e fecundo para esse processo de comunhão entre católicos e evangélicos. Igualmente salientaram a relevância do lançamento do Grupo de Trabalho (GT) Católico-Pentecostal Rio de Janeiro e convidaram os presentes para a V Conferência Internacional Somos Um a ser realizada em 2022.

No momento posterior, Izaías Carneiro e Diogo Pessotto (Teólogo e Membro da Secretaria Geral da Missão Somos Um) realizaram a apresentação do Grupo de Trabalho (GT) Católico-Pentecostal Rio de Janeiro, cujo objetivo será o de refletir em termos teológicos e pastorais sobre a experiência carismático-pentecostal no Brasil a partir da discussão já realizada em nível internacional desde 1972. Ademais, apresentaram as diretrizes que balizarão os trabalhos, processos, métodos e informes do referido GT, que conta com a participação titular de 5 católicos e 5 evangélicos especialistas no assunto em questão.

A primeira conferência do dia foi proferida pelo Pr. Rui Luis Rodrigues (Historiador, Professor e Membro da Comunidade Carisma – Osasco/SP) e por Mons. Juan Usma Gómez (Chefe da Seção Ocidental do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – Vaticano) e teve por tema “Para que deem muitos frutos” (Jo 15,16). Em sua alocução ressaltaram. .a necessidade de insistir numa comunhão íntima com o Senhor, e não em métodos e programas, para que a força dinâmica do evangelho possa se manifestar em nossos ministérios, inclusive na obra de unidade do Corpo de Cristo.

Leia mais:
Paulinas-COMEP dá as boas-vindas a Ricardo Sá ao seu time de músicos

Em seguida, os participantes realizaram um trabalho na modalidade de grupos, organizados em salas virtuais segundo o seu idioma (português, espanhol e inglês). O objetivo era o de que os participantes pudessem compartilhar suas esperanças e desafios pertinentes ao caminho da unidade dos cristãos com vistas ao fortalecimento dos vínculos de comunhão e amizade na perspectiva do conhecimento mútuo.

Seguiu-se a esse momento o testemunho da Pra. Mônica Floriano (Igreja Restaurando Vida – Rio de Janeiro) e de Geraldo dos Anjos (Líder católico integrado à Missão Somos Um – Rio de Janeiro), que partilharam sua experiência com o Grupo de Oração Somos Um, coordenado por ambos e que ocorre mensalmente na sede da Comunidade Coração Novo (Rio de Janeiro).

A segunda e última conferência do dia foi realizada pelo Pe. Marcial Maçaneiro (Doutor em Teologia, Professor da PUCPR e Membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal – Vaticano) e pela Prof. Elizabeth Salazare (Membro da Igreja Metodista Wesleyana e Membro da Comissão de Unidade Cristã da Conferência Pentecostal Mundial). À luz de Colossenses 1,9-14 o Pe. Marcial Maçaneiro SCJ fez uma reflexão com vistas ao serviço de unidade que nós cristãos somos chamados a exercer. Este serviço de unidade corresponde à vocação da Igreja à comunhão e pode caracterizar um chamado específico de alguns cristãos, nas diferentes Igrejas e Comunidades. A Dra. Elizabeth Salazar ressaltou, através de sua apresentação com o auxílio de power point, a importância de que aqueles que desejam contribuir com o caminho da unidade do Corpo de Cristo não se deixem influenciar ou conduzir por qualquer tipo de ideologia político-partidária que em geral leva o indivíduo ao isolamento, ao fechamento para o diálogo e o individualismo tão crescentes em nossos dias. Ela concluiu sua participação encorajando os participantes a assumir uma postura missionária em unidade no anúncio do evangelho.

Encerrou-se a IV Conferência Internacional Somos Um com a oração e despedida de Mons. Rodolfo Valenzuela (Guatemala) e Pr. Pedro Lopez (Peru).

Esta IV Conferência teve por intento destacar o objetivo da Missão Somos Um como serviço prestado às Igrejas, Comunidades e Ministério no sentido de promover o caminho que estabeleça a cultura do encontro, da amizade e do diálogo a fim de que o testemunho do amor entre os cristãos engendre o conhecimento de Jesus Cristo como Senhor no mundo.

Os Co-Presidentes e os demais Líderes da Missão Somos Um evidenciaram a importância da fidelidade às Igrejas de origem e salientaram que o verdadeiro testemunho da unidade nasce da disposição fraterna de conviver e partilhar do patrimônio comum sobre o qual estão assentadas as diferentes expressões eclesiais e pastorais de católicos e evangélicos de experiência pentecostal.

A V Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022.

Assessoria de Comunicação
Missão Somos Um
[email protected]
www.missaosomosum.com.br

Compartilhe:

Faça um comentário