Museu da Liturgia tem rico acervo religioso e é único na América Latina

Muitos católicos dedicam o período da Quaresma para orações e reflexões, sob esta perspectiva, o Museu da Liturgia localizado na vizinha Tiradentes, é uma das opções para se visitar nesta época do ano. Inaugurado em 2012, o Museu é o único da América Latina voltado ao tema, afirma o diretor Rogério de Almeida. “É um espaço dedicado à celebrações e devoções religiosas, não só da cidade, mas também de toda região”. O diretor acrescentou ainda que é exatamente no período de Quaresma e Semana Santa que o número de visitantes aumenta.

Leia também:
Conheça o projeto ‘Cores de Santo Antônio’ da artista sacra Mari Bueno
Padre Antonio Maria vira guia em viagem religiosa para o México

Com mais de 420 peças sacras dos séculos XVII ao XIX, o Museu da Liturgia apresenta também diversas salas que fazem alusão aos rituais e as tradições da religião católica, com destaque para seu pátio externo. “É um local que remete a Quaresma, por ser uma área que proporciona ao visitante momentos de reflexão e acolhida. Quando você chega há diversos totens com passagens bíblicas, isso o leva a pensar sobre o momento. E a Quaresma é exatamente isso”, explica Almeida.

Além do pátio externo, o museu possui logo no hall de entrada, mosaicos com tapetes de serragens que são tradicionalmente confeccionados para a Semana Santa. E as salas de devoção popular, onde são encontrados diversos objetos deixados pelas pessoas, como uma forma de fortalecer a fé e também para agradecer por uma graça alcançada.

Funcionamento

O Museu da Liturgia está localizado na Rua Jogo de Bola, nº 15, centro de Tiradentes. O horário de funcionamento é de quinta a segunda-feira, das 10 às 17h. Os ingressos custam R$10; estudantes, professores e idosos acima de 60 anos pagam R$5.

Fonte: Gazeta de São João del Rei

Faça um comentário