A segunda palestra da reedição do 1º Congresso Nacional de Secretários Paroquiais, o CONASPAR, que começou ontem, dia 02/08, foi ministrada pelo Padre José Carlos Pereira, doutor em sociologia, mestre em Ciências da religião e autor de diversos livros entre eles: “Manual da Secretaria Paroquial”, “Religião e Exclusão Social – a dialética da exclusão e inclusão nos espaços sagrados da Igreja Católica” e muitos outros.

Com o tema “A nova secretaria paroquial” o padre José Carlos abordou temas essenciais para o desenvolvimento da secretaria, que vai desde o espaço de trabalho até as pessoas que ali atuam, passando pelos trabalhos desenvolvidos, como, por exemplo, os vários tipos de gestão, organização, capacitação de pessoas e atendimento.

“A secretaria é o coração gestor da paróquia e os secretários são importantes para todo o organograma paroquial, por isso investir na pessoa é tão essencial para o crescimento e desenvolvimento de toda a estrutura”, afirma Pe. José Carlos.

Ainda segundo o Pe. José Carlos é importante traçar o perfil de uma nova secretaria paroquial mais atenta aos apelos de mudanças e de renovação que a Igreja vem pedindo. “Os padres devem investir nos secretários e capacitá-los para aperfeiçoarem as atividades de missão e função”, acrescenta Pe. José Carlos.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

No novo livro “A nova secretaria paroquial”, a principal finalidade é investir cada vez mais na formação, conhecimento e atendimento de acolhimento. Para Maria das Mercês, secretária provincial das irmãs da Misericórdia, o livro e assunto discutido são tão importantes como necessários. “A palestra é abrangente e de muito conhecimento, uma vez que todo o assunto discutido é essencial para nossa formação e desenvolvimento“, comenta Maria.

O livro “A nova secretaria paroquial: organização, técnicas e cuidados especiais na administração” é o primeiro volume da ‘Coleção Nova Paróquia’, da Catholicus Editora, e tem por objetivo servir para todo profissional que trabalha na secretaria paroquial, como para todo gestor e gestora que pretende qualificar suas atividades e serviço nas instituições que atuam.

Adquira aqui o livro “A nova secretaria paroquial” na Loja Catholicus!

Redação Portal Catholicus

Compartilhe:

Faça um comentário