O dia de Santa Catarina de Sena, a padroeira dos enfermeiros
Santa Catarina de Sena | Foto: Divulgação

O dia de Santa Catarina de Sena – a padroeira dos enfermeiros

O dia de Santa Catarina de Sena, padroeira dos enfermeiros é comemorado no dia 29 de abril em decorrência de sua morte no ano de 1380. Atualmente, a igreja comemora neste dia o dia de sua festa.

Santa Catarina de Sena nasceu em 25 de março do ano de 1347, na cidade de Siena, conhecida como Sena, na Itália. A menina era filha deu uma família muito pobre, sendo uma entre os vinte e cinco filhos de seus pais.

Com seus sete anos de idade, a menina Catarina resolveu consagrar a Deus sua virgindade. Com quinze anos, a jovem decidiu ingressar na Ordem Terceira de São Domingos, ou dominicana.

Veja também:
De analfabeta a conselheira do Papa: 9 fatos sobre Santa Catarina de Sena
Por onde começar a vida espiritual? Santa Catarina responde

A vida adulta de Santa Catarina de Sena

Já adulta, Catarina continuou sua vida de oração e atuação na sociedade a qual pertencia. Com o intuito de orientar o povo, mas por ser analfabeta, ela passou a ditar cartas para as pessoas. Nessas cartas, ela orientava as atitudes conduzindo para a misericórdia e convocando a todos para o exercício da caridade, para o esforço pelo entendimento e pela paz.

Santa Catarina de Sena não era nem mesmo uma religiosa com votos perpétuos. Era apenas uma simples irmã leiga da Ordem Terceira dos Dominicanos. Contudo, apesar de analfabeta, ela é considerada a mulher cristã mais impressionante do segundo milênio. Frágil, simples, além de toda a sabedoria de Deus, ela portava em seu corpo franzino os estigmas, ou seja, as chagas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Com apenas trinta e três anos de idade, Catarina de Sena veio a falecer. Hoje lembramos no dia 29 de abril o dia de Santa Catarina de Sena. A cabeça da Santa está na cidade a qual seu nome foi conhecido, Sena, na Itália. Seu corpo foi transladado para Roma, e fica na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva.

Devido à grandeza de sua obra, em 1970 o Papa Paulo VI declarou Santa Catarina de Sena como a Doutora da Igreja. No ano 2000, o Papa João Paulo II proclamou Santa Catarina de Sena como co-padroeira da Europa, ao lado de Santa Teresa Benedita da Cruz e Santa Brígida da Suécia.

Além disso, Santa Catarina de Sena é a padroeira dos enfermeiros e protetora contra as tentações sexuais e os abortos naturais.

Confira uma oração a Santa Catarina de Sena

“Ó notável maravilha da Igreja, serva virgem, que por causa de suas extraordinárias virtudes e pelo que conseguistes para a Igreja e a Sociedade fostes aclamada e abençoada por todos.
Volte teu bondoso olhar para mim, que confiante na tua poderosa proteção pede com todo o ardor da afeição e suplica a ti que obtenha pelas tias preces o favor que ardentemente desejo (dizer aqui a graça desejada).

Com tua imensa caridade recebestes de Deus os mais estupendos milagres. Tornou-se a alegria e a esperança de todos nós que oramos a ti e rogamos ao teu coração tu recebestes do Divino Redentor.

Serva e virgem, demonstre de novo o seu poder e da sua caridade e o seu nome será novamente exaltado e abençoado e consiga para nós, a graça suplicada com a eficácia de sua intercessão junto a Jesus e ainda a graça especial de que um dia estejamos juntos no Paraíso em eterna alegria e felicidade. Amém.

Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai… Santa Catarina de Sena, rogai por nós! ”

Por Redação Catholicus

Faça um comentário