O dia em que ele profanou a imagem de Nossa Senhora

“Que os iconoclastas da atualidade meditem sobre o fato aqui apresentado, seguindo o que aconteceu durante a guerra civil na Espanha (1936-1839)”.

iconoclasta

adjetivo e substantivo de dois gêneros

  1. que ou aquele que destrói imagens religiosas ou se opõe à sua adoração.
  2. que ou aquele que destrói imagens em geral.
  3. p.ext. que ou aquele que, nas mais diversas circunstâncias, destrói obras de arte, monumentos etc.
  4. fig. que ou aquele que ataca crenças estabelecidas ou instituições veneradas ou que é contra qualquer tradição.
  5. substantivo de dois gêneros

HIST.REL
qualquer dos que, nos sVIII e IX, apoiaram o movimento contrário à adoração de imagens nas igrejas cristãs do Oriente, ou que, nos sXVI e XVII, em nome de princípios protestantes, tiveram atitude análoga em relação às imagens das igrejas católicas.

Leia também:
O nome de Maria é doce e suave aos seus devotos
7 inspirações de Maria para os leigos para praticar neste Ano do Laicato

Ao “depurar” uma cidade de todos os seus objetos religiosos, tentando, igualmente, derrubar a estátua de Nossa Senhora, os anarquistas se deram mal. Seu esforço foi em vão! Dir-se-ia que um poder misterioso manteve a estátua em seu lugar. Então, um deles, levado pelo fanatismo, subiu sobre a base da estátua, visando decapitá-la. Sua manobra deu certo, para satisfação dos comparsas, que exalavam o ódio contra a religião, em volta da estátua mutilada.

Algumas semanas depois, o anarquista se apresentou ao médico, pois sua mão apresentava algumas feridas. Ao vê-la, o doutor ficou impressionado, clamando: “Mas, estas são manchas de lepra”… Perplexo, tentou entender o motivo da doença: “─ O senhor teve contato com leprosos?” “─ Não”, respondeu o enfermo. “─ O senhor teve contato com estrangeiros vindos da África ou da Ásia?” “─ Não”, respondeu novamente o homem. E o médico prosseguiu: “─ Desde quando estas manchas surgiram em suas mãos?”

Ao ouvir aquelas palavras, o infeliz, em lágrimas, confessou que aqueles sintomas surgiram no dia em que ele profanou a estátua de Maria.

Fonte: Um Minuto com Maria

Compartilhe:

Faça um comentário