reze-para-nossa-senhora“O papel das mulheres na Igreja está mudando, e se abrem mais oportunidades para funções de responsabilidade.”

Muitos papas têm enaltecido, ao longo dos séculos, o papel de Maria na Igreja. Tendo em conta esta posição, seria de esperar que a mulher, enquanto criatura de Deus tal como o homem, tivesse também uma importância adequada na estrutura da mesma, mas isso não aconteceu na realidade.

O papa Francisco, que desde o início da sua eleição tem introduzido uma visão e práticas ousadas nos mais diversos setores da Igreja, está a demonstrar que efetivamente as mulheres podem ser uma mais-valia. Prova disso foi Francisco haver nomeado esta freira, em 16 de julho de 2014, consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e, mais tarde, reitora da Universidade Pontifícia, surpreendendo mesmo a nova responsável.

A reitora da Pontifícia Universidade Antonianum declarou, em entrevista a uma agência noticiosa italiana, que a reação que teve foi de «grande surpresa, eu não achava possível essa nomeação. Não porque sou mulher, mas porque a Universidade é uma expressão da Ordem dos Frades Menores, e para mim era normal que a Ordem quisesse administrar diretamente uma instituição tão importante. Em vez disso, a Ordem demonstrou uma grande abertura a toda a família franciscana, também às mulheres, bem como uma grande seriedade e coerência no cumprimento dos critérios académicos através dos quais é votado o reitor da comunidade académica da universidade. Esta abertura foi compartilhada com a Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, que é responsável pela nomeação final».

Confrontada com o debate existente do papel da mulher dentro da Igreja Católica, a irmã Merlone afirmou que «o papel das mulheres na Igreja está mudando, e se abrem mais oportunidades para funções de responsabilidade. Este é um dos objetivos reafirmado pelo Papa Francisco, que continua a exortar sobre a inclusão das mulheres na Igreja em todos os níveis, reconhecendo a sua contribuição insubstituível. Os Papas anteriores já tinham começado a confiar funções de “governança” a algumas mulheres. Por exemplo, gostaria de referir a nomeação da Irmã Enrica Rosanna, fma, como subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA)». Lembrou ainda que se deve combater o «preconceito e incompreensão» da mulher na Igreja reconhecendo a «grande capacidade de reflexão e de gestão que as mulheres têm e que pode ser colocada a serviço das diversas comunidades eclesiais».

A Irmã Mary Melone tem um currículo notável, revelando um percurso em crescendo. Formada em Pedagogia na Universidade Livre de Maria Assunta, tem doutoramento em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Antonianum? presidiu ao Instituto Superior de Ciências Religiosas “Redemptor Hominis” da mesma universidade no ano letivo de 2001­2002 e no ano letivo de 2007-­2008? em 02 de março de 2011, foi nomeada professora na Faculdade de Teologia? é presidente da Sociedade Italiana de Pesquisa Teológica (SIRT).

Para nos ajudar a compreender o pensamento de Francisco em relação ao papel da mulher, convém recordar as suas palavras na Universidade de Manila: «Às vezes somos muito machistas e não deixamos lugar para a mulher, mas a mulher é capaz de ver as coisas com olhos diferentes dos olhos dos homens».

Apesar disso, mantém a defesa de uma visão tradicional do papel das mulheres, pois tal como os seus antecessores não considera a ordenação de mulheres. No entanto essa posição redutora não o impede de reconhecer e promover o valor do feminino na Igreja, a ponto de haver dito: «As mulheres são como os morangos num bolo, são sempre precisos mais», disse numa intervenção perante os membros da Comissão Teológica Internacional, em que o número de mulheres aumentou ligeiramente nos últimos anos. Afinal o papel da mulher, a exemplo de Maria, pode estar no SIM à Igreja, como nós verificamos no quotidiano de muitas em Portugal e no mundo.

Por Fátima Missionária

Compartilhe:

Faça um comentário