Os métodos alternativos de educação chegaram para revolucionar o aprendizado. Os quadros e giz são substituídos por lousas digitais; e os cadernos por tablets. Além disso, trazem equilíbrio emocional, físico e espiritual do aluno como fatores primordiais.

Aulas didáticas com utilização de tecnologia 3D, músicas e mídias digitais são alguns dos novos aliados dos professores, que buscam o desenvolvimento completo do aluno explorando novas habilidades e metodologias.

Essas ferramentas estimulam a criatividade e possibilita o desenvolvimento de particularidades de cada aluno. Mas é possível confiar nesses métodos alternativos? O blog Novos Alunos se debruçou sobre essa a questão e pontuou alguns benefícios. Confira:


Habilidades específicas e cognitivas

Investir em métodos alternativos de ensino é ideal para o desenvolvimento de novas habilidades. Apresentações em grupo, simulação de fatos históricos e canto, por exemplo, são métodos não convencionais que resultam em um cenário enriquecedor, pois estimulam a criatividade e exploram características individuais e coletivas dos estudantes.

Motivação por métodos alternativos

Apostar em métodos não convencionais também amplia a motivação dos alunos. Acordar cedo e ter uma rotina estudantil não é uma tarefa fácil, sobretudo quando o estudante está desinteressado e as aulas são cansativas. Assim, a elaboração de exercícios e atividades baseadas em alternativas diferenciadas proporciona uma dose extra de estímulo para seus filhos irem à escola.

O ensino tradicional é uma metodologia pouco eficiente para as exigências dos dias de hoje, pois foram criadas em outros contextos social e mercadológico. Atualmente, é preciso preparar os estudantes para a complexidade do mundo contemporâneo, sendo os métodos alternativos uma solução mais alinhada com essas necessidades.

Habilidades não cognitivas

Ninguém vive só: esse mantra pode ser aplicado a qualquer âmbito, seja na esfera profissional, no âmbito pessoal ou na vida escolar. O pensamento coletivo e o trabalho em equipe são fundamentais para uma vida em sociedade. Porém, nem todas as instituições adotam práticas que incentivam essa coletividade. Além do mais, métodos que fomentam a importância do trabalho em equipe possibilitam a conscientização dos alunos sobre questões essenciais na atualidade, como cooperação e solidariedade.

Fonte: Catraca Livre

Faça um comentário